Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Papel numa garrafa permite identificar homem enterrado em vala comum

Homem foi enterrado em 1941.

Papel numa garrafa permite identificar homem enterrado em vala comum
Notícias ao Minuto

20:25 - 19/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Mistério

Um papel dentro de uma pequena garrafa de vidro permitiu identificar um homem que foi enterrado numa vala comum em 1941, em Valência, Espanha.

O nome de Germán Pérez Sánchez estava claramente escrito no papel, enrolado e introduzido numa pequena garrafa de vidro encontrada por investigadores, conta o diário ABC.

Bastou a informação para descobrir a identidade de uma das 12 pessoas enterradas na Vala 146 do cemitério de Valência, que foram alvejadas mortalmente a 13 de outubro de 1941, no chamado 'muro da morte de Paterna'.

A descoberta, conta o mesmo jornal espanhol, aconteceu durante trabalhos de exumação pedidos pela Associação de Familiares de Vítimas do Regime Franquista da Vala 146 de Paterna, nos arredores de Valência.

A prática de descobrir a identidade de mortos anónimos através destas mensagens "não é novidade", mas "era incomum este tipo de enterro em valas comuns, que facilitava muito a identificação das vítimas sem a necessidade de recorrer a exames de ADN para extrair a sequência completa das vítimas", disse a primeira vice-presidente da Diputació de Valência, Natàlia Enguix.

Os especialistas da Associação Científica ArqueoAntro conseguiram extrair a informação contida no papel, revelando que o homem residia em Utiel na época do seu homicídio. Tinha 50 anos e era latoeiro de profissão.

Leia Também: Piloto russo desertor encontrado morto em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório