Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

França vai organizar "conferência humanitária" em abril para ajudar Sudão

França vai organizar uma conferência humanitária a 15 de abril para ajudar o Sudão, que atravessa a maior crise de refugiados do mundo, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

França vai organizar "conferência humanitária" em abril para ajudar Sudão
Notícias ao Minuto

21:11 - 14/02/24 por Lusa

Mundo Sudão

"Vamos organizar uma conferência humanitária em Paris, a 15 de abril, para o Sudão e os países vizinhos, para ajudar a resolver esta crise humanitária dramática", afirmou Stéphane Séjourné durante uma audição na Assembleia Nacional francesa.

"Não deve tornar-se uma crise esquecida", acrescentou.

A guerra, que eclodiu em abril de 2023 entre o chefe do exército sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, e Mohamed Hamdan Daglo, seu antigo adjunto e comandante do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), causou milhares de mortos e desencadeou uma catástrofe humanitária.

Cerca de 25 milhões de pessoas, mais de metade da população, necessitam de ajuda, sendo que quase 18 milhões enfrentam uma insegurança alimentar aguda, de acordo com os dados mais recentes das Nações Unidas.

O chefe da diplomacia francesa sublinhou ainda que, no continente africano, França está a "apoiar as organizações regionais africanas para facilitar a saída das crises".

Também este mês, a agência das Nações Unidas para a infância declarou que "a guerra brutal" no Sudão causou a maior crise de deslocamento infantil mundial e uma desnutrição generalizada que ameaçam matar "muito mais crianças que o próprio conflito".

A ONU necessita de 4,1 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) para satisfazer as necessidades humanitárias da população do Sudão e dos sudaneses que fugiram para os países vizinhos.

Leia Também: Zonas de conflito no Sudão em risco de sofrerem fome catastrófica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório