Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Governo polaco aprova lei para facilitar acesso à pílula do dia seguinte

O próximo passo do novo governo será relacionado com a interrupção voluntária da gravidez.

Governo polaco aprova lei para facilitar acesso à pílula do dia seguinte
Notícias ao Minuto

19:47 - 24/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Polónia

O governo polaco aprovou, esta quarta-feira, um projeto de lei para restabelecer o acesso à contraceção de emergência, ou pílula do dia seguinte, sem receita médica. A medida pretende reverter a restrição introduzida, em 2017, pelo governo anterior. 

A lei de 2017 limitou o acesso à pílula do dia seguinte, que  ficou disponível nas farmácias em 2015, após a Comissão Europeia ter autorizado a sua venda sem receita médica.

A mesma lei, que foi proposta pelo partido Lei e Justiça (PiS), do presidente Andrzej Duda, e aprovada em junho, permitia ainda que os médicos se negassem a receitar o medicamento por objeção de consciência por ter efeitos abortivos.

A decisão do atual governo está relacionada com uma série de promessas do novo primeiro-ministro, Donald Tusk, sobre desfazer algumas políticas do anterior governo, incluindo a lei do aborto para alinhar a Polónia com as normas da União Europeu.

"Os temas da reunião de hoje incluíram a finalização dos trabalhos relativos à chamada pílula do dia seguinte. O assunto foi finalizado, o projeto será enviado ao parlamento", anunciou Tusk, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters.

O primeiro-ministro explicou que, à semelhança do que acontecia antes de 2017, a contraceção de emergência sem receita médica estará disponível para mulheres com mais de 15 anos de idade e disse esperar que a lei seja aprovada pelo presidente polaco.

O próximo passo será relacionado com a interrupção voluntária da gravidez. Segundo Tusk, o seu partido, a Coligação Cívica, vai apresentar um projeto de lei que legaliza o aborto até à 12ª semana de gravidez.

De acordo com a lei atual do país, as mulheres têm direito ao aborto apenas em casos de violação ou incesto ou se houver ameaça à vida ou saúde.

Sublinhe-se que a Coligação Cívica venceu as eleições legislativas da Polónia a 15 de outubro, colocando fim a oito anos do governo nacionalista do PiS.

Leia Também: Presidente polaco volta a indultar ex-ministro condenado por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório