Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Grupo armado Exército Arakan tomou município em Myanmar

O Exército Arakan, um forte grupo étnico armado que combate os militares de Myanmar sedeado no estado de Rakhine, reivindicou hoje ter tomado um município na fronteira com a Índia e Bangladesh.

Grupo armado Exército Arakan tomou município em Myanmar
Notícias ao Minuto

16:22 - 15/01/24 por Lusa

Mundo Myanmar

Depois de relatos dos meios de comunicação e residentes locais, o grupo confirmou a tomada do seu primeiro município no âmbito dos ataques surpresa lançados em meados de novembro contra alvos militares.

À agência Associated Press, Khaing Thukha, um porta-voz do Exército Arakan, garantiu que a região de Paletwa passou a ser uma "área livre do conselho militar", numa referência ao governo militar do país.

"O aparelho administrativo e as garras do conselho militar chegaram ao fim. A administração, a segurança e o Estado de direito na região de Paletwa serão implementados conforme necessário", segundo Khaing Thukha, em mensagens de texto.

O governo da junta militar ainda não fez quaisquer comentários.

O Exército Arakan integra uma aliança armada de grupos étnicos que recentemente conquistou território estratégico no nordeste do país.

A par do Exército da Aliança Democrática Nacional de Myanmar e do Exército de Libertação Nacional de Ta'ang -- sob o nome de Aliança das Três Irmandades -- foi lançada, a 27 de outubro, uma ofensiva coordenada no norte do estado de Shan, ao longo da fronteira com a China.

A aliança afirma ter tomado mais de 250 postos militares avançados, cinco passagens de fronteira e uma grande cidade perto da fronteira chinesa, além de várias importantes cidades.

Com o objetivo de alcançar autonomia do governo central, o Exército Arakan é o braço armado do movimento étnico minoritário de Rakhine, onde, em 2017, decorreu uma operação do exército e que levou cerca de 740 mil membros da minoria muçulmana a refugiarem-se no Bangladesh. O anterior nome de Rakhine é Arakan.

A localização de Paletwa é estratégica dada a sua localização e é a sede do Exército Arakan desde 2015. Porém, a maioria dos habitantes da zona é da etnia minoritária Chin o que tem provocado tensões.

Os Chin têm sido a principal força de resistência aos militares desde 2021, pelo que partilham um inimigo comum com o Exército Arakan.

Leia Também: Myanmar. Junta militar e guerrilheiros voltam a concordar com cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório