Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Desmantelado laboratório clandestino de drogas sintéticas em Espanha

A polícia apreendeu mais de 35 quilos de MDMA, três quilos de metanfetaminas, quase dois quilos de cocaína, mais de dez quilos de cetamina, 328 unidades de LSD e quase 18 quilos de canábis.

Desmantelado laboratório clandestino de drogas sintéticas em Espanha
Notícias ao Minuto

15:41 - 08/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Valência

A polícia espanhola desmantelou um laboratório clandestino de drogas sintéticas na província de Valência, naquele país, e deteve seis pessoas - quatro homens e duas mulheres - suspeitos de tráfico de  droga e lavagem de dinheiro.

Ao que noticia o Actualidad Valencia, foram ainda apreendidos mais de 35 quilos de MDMA, uma droga ilícita mais conhecida como ecstasy, três quilos de metanfetaminas, quase dois quilos de cocaína, mais de dez quilos de cetamina, 328 unidades de LSD, quase 18 quilos de canábis, quatro armas de fogo, mais de 7.000 euros em dinheiro, dois veículos de alta cilindrada, bem como máquinas de contar dinheiro e equipamentos de transmissão.

A investigação começou em junho, quando a Brigada da Polícia Judiciária de Valência tomou conhecimento de que um indivíduo se dedicava à produção de grandes quantidades de drogas sintéticas para posterior distribuição, bem como ao cultivo de marijuana, num centro de operações localizado naquele município espanhol.

Durante a investigação, constatou-se que o cabecilha do grupo levava um estilo de vida elevado, além de se encontrar constantemente com pessoas ligadas, na sua maioria, ao mundo do tráfico de drogas.

Após diversas diligências, os agentes descobriram que o suspeito era proprietário de um laboratório clandestino destinado à produção em larga escala de drogas sintéticas, tendo adquirido os precursores e substâncias necessárias à produção destas drogas em diversos países, principalmente nos Países Baixos.

Distribuíram drogas por Espanha, principalmente para Ibiza

Os membros da organização possuíam os conhecimentos necessários para misturar estas substâncias, obtendo diversos tipos de drogas sintéticas, para posterior distribuição em diversos pontos de Espanha, principalmente na ilha de Ibiza.

Além disso, os integrantes do grupo criminoso tinham uma clara diferenciação de funções, enquanto alguns atuavam como "guardiões" da drogas, outros estavam encarregados de ajudar o cabecilha no preparo das substâncias. Um terceiro suspeito agia como 'testa-de-ferro' da droga, e desta forma, branqueava o dinheiro obtido com a venda da droga.

No mês de novembro foi realizada uma operação policial que culminou na localização do líder do grupo criminoso, tendo sido intercetado na cidade de Valência enquanto conduzia um veículo de alta cilindrada. Foi realizada uma busca no interior, onde foi encontrada uma quantidade significativa de comprimidos de ecstasy e um frasco de gel de banho contendo cetamina, razão pela qual foi preso.

Drogas enterradas e uma estrutura subterrânea para se esconder foram localizadas

Como resultado das buscas domiciliárias realizadas posteriormente, foi localizado o laboratório clandestino, localizado próximo a um estábulo de cavalos no terreno onde residia o principal suspeito. No local, foi encontrada a droga apreendida.

A operação levou à detenção de um total de seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, por suspeitas de pertencerem ao grupo criminoso, tráfico de droga e branqueamento de capitais.

Leia Também: Hoje é notícia: Pior ano do SNS; Laboratórios de cocaína investigados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório