Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

MNE acordaram "sanções a colonos que atuam contra palestinianos"

Encontro anual do ministro dos Negócios Estrangeiros decorre na capital portuguesa.

MNE acordaram "sanções a colonos que atuam contra palestinianos"
Notícias ao Minuto

13:11 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Borrell

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, participa hoje no primeiro dia do Seminário Diplomático, em Lisboa, num encontro anual do ministro dos Negócios Estrangeiros com os diplomatas portugueses para debater as prioridades da política externa.

Numa conferência de imprensa protagonizada ao lado do ministro português, José Gomes Cravinho, os dois fizeram saber que se concordou em trabalhar numa resposta para "sancionar os que estão conscientemente a criar dificuldades para a paz", disse o governante luso.

Josep Borrell confirmou esta informação acrescentando que o grupo decidiu trabalhar "numa proposta de sanções aos colonos que estão a atuar de fora violenta contra os palestinianos no território ocupado".

Esta informação é avançada numa altura em que os 27 são confrontados com "múltiplas questões de natureza estrutural para o futuro da União, nos planos interno e externo, como o alargamento a leste, bem como questões que exigem respostas urgentes e emergentes, destacando-se, no panorama internacional, as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente".

O Seminário Diplomático, organizado anualmente pelo MNE, é uma oportunidade para a partilha de experiências, tendo em conta as realidades nos vários postos da rede diplomática nacional.

Este evento junta o corpo diplomático português com outras entidades, nomeadamente membros do Governo, quadros da Administração Pública, da AICEP, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, de empresas ou de universidades.

Leia Também: Josep Borell abre encontro anual de MNE com diplomatas em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório