Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

EUA procuram calendário concreto para fim da ofensiva em Gaza

O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, vai deslocar-se na segunda-feira a Israel para tentar obter das autoridades militares israelitas um calendário concreto para o fim da ofensiva em Gaza, depois dos crescentes apelos internacionais para o cessar-fogo.

EUA procuram calendário concreto para fim da ofensiva em Gaza
Notícias ao Minuto

16:36 - 17/12/23 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Madrid, 17 dez 2023 (Lusa) - O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, vai deslocar-se na segunda-feira a Israel para tentar obter das autoridades militares israelitas um calendário concreto para o fim da ofensiva em Gaza, depois dos crescentes apelos internacionais para o cessar-fogo.

Segundo a agência de notícias Europa Press, fontes próximas do executivo norte-americano disseram à CNN que Lloyd Austin receberá do ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, "atualizações específicas" sobre a atual fase da campanha militar.

Nesta ocasião, o secretário da Defesa vai "pressionar as autoridades israelitas, de forma a averiguar qual a métrica que estão a usar para decidir o início da próxima fase da campanha".

Já o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, discutiu com o Gabinete de Guerra de Israel a transição para a nova fase do conflito em Gaza, focada na "eliminação seletiva" da liderança do movimento islâmico Hamas.

"Neste momento, estamos a meio de uma fase muito intensa, caracterizada por bombardeamentos e incursões terrestres no norte e sul de Gaza. Mas haverá uma transição, para uma próxima fase, voltada para a liderança (do Hamas), mais focada no uso de dados da Inteligência (serviços secretos)", explicou Jake Sullivan, numa passagem pela embaixada dos EUA em Jerusalém, na última sexta-feira.

O conselheiro americano escusou-se a definir uma data para essa nova fase, embora já tenha discutido "prazos e condições" com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o Gabinete de Guerra de Israel e o Estado-Maior do Exército.

As declarações de Jake Sullivan surgiram um dia depois de altos funcionários da administração Biden terem garantido anonimamente, ao jornal 'Times of Israel', que o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, será um dos principais alvos desta nova fase e que "praticamente se pode dizer que os seus dias estão contados".

Leia Também: Pelo menos 36 pessoas mortas durante a madrugada em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório