Detido dono de bar que originou surto de botulismo em Bordéus

Surto de botulismo, originado pelo consumo de sardinhas, resultou numa vítima mortal.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
06/12/2023 23:47 ‧ 06/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

França

O dono de um bar em Bordéus, França, que esteve na origem de um surto de botulismo, que causou uma vítima mortal, no passado mês de setembro, foi detido, esta quarta-feira.

De acordo com a estação BFM TV, o proprietário do Tchin Tchin Wine Bar foi colocado sob custódia policial e inquirido e é suspeito de estar na origem da intoxicação que deixou mais de uma dezena de pessoas com botulismo, tendo sido indiciado por  "homicídio e lesões não intencionais".

Recorde-se que, no início de setembro, 16 pessoas, na sua maioria cidadãos estrangeiros, foram diagnosticadas com botulismo, ligado ao consumo de sardinha em lata confecionadas no referido restaurante.

Segundo a BFMTV, as investigações realizadas permitiram apurar que o homem não dispunha de equipamentos adequados para poder esterilizar os produtos que oferecia para consumo. Desta forma, o Ministério Público "exigiu assim a sua colocação sob tutela judicial com proibição de exercício (…) de qualquer atividade relacionada com a restauração".

De notar que, quando a história foi revelada, o homem admitiu que tinha encontrado um lote de sardinhas com um "cheiro forte" quando as abriu, mas que não tinham sido servidas aos clientes. Outras pareciam saudáveis e foram servidas, segundo adiantou.

Das 16 vítimas, uma mulher, de 32 anos, com nacionalidade grega, acabou por morrer. As outras quinze vítimas revelaram "várias patologias" ligadas a esta intoxicação por botulismo.

O botulismo é uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada pela bactéria 'Clostridium botulinum'. Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas para o sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte.

As investigações prosseguem.

Leia Também: França proíbe fornecimento de "recursos" a líder do Hamas em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas