Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Detido dono de bar que originou surto de botulismo em Bordéus

Surto de botulismo, originado pelo consumo de sardinhas, resultou numa vítima mortal.

Detido dono de bar que originou surto de botulismo em Bordéus
Notícias ao Minuto

23:47 - 06/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

O dono de um bar em Bordéus, França, que esteve na origem de um surto de botulismo, que causou uma vítima mortal, no passado mês de setembro, foi detido, esta quarta-feira.

De acordo com a estação BFM TV, o proprietário do Tchin Tchin Wine Bar foi colocado sob custódia policial e inquirido e é suspeito de estar na origem da intoxicação que deixou mais de uma dezena de pessoas com botulismo, tendo sido indiciado por  "homicídio e lesões não intencionais".

Recorde-se que, no início de setembro, 16 pessoas, na sua maioria cidadãos estrangeiros, foram diagnosticadas com botulismo, ligado ao consumo de sardinha em lata confecionadas no referido restaurante.

Segundo a BFMTV, as investigações realizadas permitiram apurar que o homem não dispunha de equipamentos adequados para poder esterilizar os produtos que oferecia para consumo. Desta forma, o Ministério Público "exigiu assim a sua colocação sob tutela judicial com proibição de exercício (…) de qualquer atividade relacionada com a restauração".

De notar que, quando a história foi revelada, o homem admitiu que tinha encontrado um lote de sardinhas com um "cheiro forte" quando as abriu, mas que não tinham sido servidas aos clientes. Outras pareciam saudáveis e foram servidas, segundo adiantou.

Das 16 vítimas, uma mulher, de 32 anos, com nacionalidade grega, acabou por morrer. As outras quinze vítimas revelaram "várias patologias" ligadas a esta intoxicação por botulismo.

O botulismo é uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada pela bactéria 'Clostridium botulinum'. Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas para o sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte.

As investigações prosseguem.

Leia Também: França proíbe fornecimento de "recursos" a líder do Hamas em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório