Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Dez casos de botulismo após ida a um bar que serviu sardinhas estragadas

Há já uma vítima mortal a registar.

Dez casos de botulismo após ida a um bar que serviu sardinhas estragadas
Notícias ao Minuto

11:59 - 13/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A zona de Bordéus vive, de acordo com as suas autoridades sanitárias, uma situação excecional. 

Em causa está um surto de botulismo que já fez 10 casos da doença e uma vítima mortal.

Segundo o Le Parisien, trata-se de casos "clinicamente sugestivos de botulismo de origem alimentar". As vítimas são, na sua maioria de origem estrangeira, com menos de 40 anos, à excepção de uma mulher de 70 anos, e que têm em comum o facto de, na semana passada, terem frequentado todos os mesmo bar, o Tchin Tchin Wine bar.

"Admito que tinha um lote de sardinhas esterilizadas e que, quando abri, tive de deitar algumas fora porque tinham um cheiro forte. Outras pareciam saudáveis e foram servidas aos clientes", disse o gerente do restaurante ao jornal Sud Ouest, que divulgou a história.

A vítima mortal é uma mulher 32 anos que estava de visita à cidade, tendo depois partido para Paris. O seu companheiro continua internado na região parisiense.

Na manhã desta quarta-feira, o diretor-adjunto da Direção Departamental para a Proteção das Populações, Thierry Touzet, confirmou que análises provaram que existia um defeito de fabrico nas conservas de sardinhas.

O botulismo é uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada pela bactéria 'Clostridium botulinum'. Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas para o sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte.

Leia Também: Menina de sete anos ferida após ser atropelada por dois carros em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório