Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Aumentou para 68 número de mortos em deslizamentos de terras na Tanzânia

Pelo menos 68 pessoas morreram em deslizamentos de terras provocados por chuvas torrenciais no norte da Tanzânia, de acordo com um novo relatório hoje divulgado pelas autoridades.

Aumentou para 68 número de mortos em deslizamentos de terras na Tanzânia
Notícias ao Minuto

18:45 - 04/12/23 por Lusa

Mundo Tanzânia

Desde sábado, as chuvas têm afetado a cidade de Katesh, no norte da Tanzânia, a cerca de 300 quilómetros a norte da capital Dodoma, provocando fortes deslizamentos de terra que arrastaram dezenas de veículos e casas.

"Já contámos 68 mortos e as buscas prosseguem", declarou a responsável regional, Queen Sendiga, depois de um anterior balanço indicar 57 mortos.

"Acreditamos que há mais corpos a serem recuperados", afirmou o primeiro-ministro Kassim Majaliwa durante uma visita a Katesh, acrescentando que outras 116 pessoas ficaram feridas.

As operações de busca e salvamento ainda estão a decorrer com a ajuda do exército, para encontrar pessoas que possam ter sido soterradas pela lama.

As imagens transmitidas pelas estações de televisão locais mostravam ruas cheias de destroços de casas, enquanto o tráfego e o fornecimento de eletricidade estavam interrompidos.

Cerca de uma centena de casas foram "engolidas pelas ondas de lama", disse a responsável regional.

A África Oriental tem sido atingida desde há semanas por chuvas torrenciais e inundações ligadas ao fenómeno meteorológico El Niño, que deslocou mais de um milhão de pessoas na Somália e causou mais de 300 mortos na região.

O fenómeno El Niño, geralmente associado ao aumento das temperaturas, à seca em certas regiões do mundo e a chuvas torrenciais noutras, deverá manter-se até abril.

Leia Também: Pelo menos 47 mortos em deslizamentos de terras na Tanzânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório