Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 16º

Bulgária autoriza Lavrov a sobrevoar o país para participar em cimeira

A Bulgária autorizou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, a sobrevoar o espaço aéreo búlgaro para participar na cimeira da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Bulgária autoriza Lavrov a sobrevoar o país para participar em cimeira
Notícias ao Minuto

10:47 - 28/11/23 por Lusa

Mundo Rússia

"A autorização de sobrevoo diplomático é de caráter temporário e é válida durante três horas antes e 72 horas depois da data e hora designadas para o sobrevoo", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros búlgaro em comunicado.

A autorização abrange apenas o ministro russo e não outros membros da delegação, de acordo com as exceções aceites pela União Europeia (UE) às sanções impostas à Rússia pela sua agressão contra a Ucrânia.

Pouco depois da Rússia ter lançado a sua invasão da Ucrânia, no final de fevereiro de 2022, os 27 países da UE fecharam os seus espaços aéreos a todos os voos russos.

Em declarações em Moscovo na segunda-feira, Lavrov disse que participaria na 30ª reunião do Conselho de Ministros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), atualmente presidida pela Macedónia do Norte, se a Bulgária desse luz verde ao seu avião para sobrevoar o país.

Pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, os chefes da diplomacia russa e norte-americana (Anthony Blinken) deverão reunir-se em Skopje na quarta e quinta-feira. Esta será a primeira deslocação de Lavrov a um país da NATO desde a invasão da Ucrânia por tropas russas.

Lavrov não pôde participar na reunião ministerial da OSCE do ano passado em Lozd, na Polónia, porque Varsóvia lhe recusou autorização para entrar no país.

A Rússia é um dos 57 membros da OSCE, estabelecida no decurso da Guerra Fria para tentar desanuviar as tensões leste-oeste.

Leia Também: MNE russo planeia participar em encontro da OSCE na Macedónia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório