Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Diplomata israelita apunhalado em Pequim

Consequências do conflito entre Israel e Hamas já se faz sentir noutros países. Recorde-se que a opinião pública chinesa apoia a causa palestiniana.

Diplomata israelita apunhalado em Pequim
Notícias ao Minuto

12:44 - 13/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Violência

Poucas horas depois de Israel ter lançado um ultimato de 24 horas para a retirada de um milhão de pessoas no norte de Gaza, um diplomata israelita foi esfaqueado em Pequim, numa rua do bairro de Chaoyang, no centro da capital chinesa.

Ainda não foram divulgados quaisquer pormenores sobre o incidente, mas vários vídeos estão a circular nas redes sociais chinesas, mostrando um homem vestido de branco a atacar o israelita com uma faca. O Notícias ao Minuto optou por não partilhar as imagens do ataque, devido à violência das mesmas.

A mesma fonte refere que a embaixada de Israel em Pequim confirmou que a vítima era um trabalhador da sua delegação, acrescentando que se encontrava em estado estável e a ser tratado no hospital, noticia o El Mundo.

Recorde-se que a primeira reação da China aos inesperados ataques realizados pela organização extremista islâmica Hamas em território israelita, no sábado passado, foi uma manifestação de "profunda preocupação" com a nova guerra e um apelo às partes envolvidas para que "ponham imediatamente fim às hostilidades".

Pequim defendeu que o "prolongado impasse no processo de paz é insustentável", havendo críticas ao país "por não condenar diretamente a organização [extremista islâmica] Hamas".

Na segunda-feira, a porta-voz Mao Ning condenou os ataques contra civis e apelou a "negociações", depois de declarar que a China é "amiga tanto da Palestina como de Israel". Esta segunda-feira, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, pronunciou-se pela primeira vez sobre o conflito no Médio Oriente, apelando à defesa dos "direitos legítimos da nação palestiniana".

Leia Também: Pequim apela a Washington para "gerir disputas de forma mais racional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório