Itália prepara eventuais evacuações em região vulcânica vizinha a Nápoles

Cerca de 500 mil pessoas vivem na região dos Campos Flégreos, a 20 quilómetros de Nápoles.

Supervulcão Campi Flegrei, Nápoles, Itália

© ALBERTO PIZZOLI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
06/10/2023 09:46 ‧ 06/10/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Itália

O governo italiano está a preparar eventuais evacuações das localidades em torno da região vulcânica dos Campos Flégreos, a 20 quilómetros de Nápoles, abrangendo uma população combinada de cerca de 500 mil pessoas.

Na quinta-feira, o executivo anunciou medidas como um programa de fiscalização da robustez de edifícios na zona, fustigada por mais de um milhar de pequenos sismos no último mês. A informação é avançada pela agência Reuters, que conta mais de 1.100 sismos, incluindo um tremor de magnitude 4,0 na escala de Richter, sentido na segunda-feira.

Na semana passada, a região foi abalada por um sismo de magnitude 4,2 na mesma escala. Foi o sismo mais forte das últimas quatro décadas.

A caldeira deste supervulcão conta com 24 crateras e é muito maior que o vizinho Vesúvio, responsável pela destruição da antiga cidade romana de Pompeia, em 79 A.C..

Especialistas citados pela Reuters alertam que o aumento da atividade sísmica pode estar ligado a um fenómeno conhecido como bradissismo. Entenda-se, quando a Terra se movimenta devido ao enchimento ou esvaziamento de câmaras magmáticas subterrâneas.

A última vez que os Campos Flégreos sofreram uma grande sequência de sismos foi na década de 1980, quando cerca de 40 mil pessoas tiveram de abandonar temporariamente as suas casas, na localidade vizinha de Pozzuoli.

Leia Também: Novo sismo de magnitude 4 sentido em região vulcânica perto de Nápoles

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas