Um robotáxi da Cruise, uma empresa norte-americana de automóveis autónomos, esteve envolvido num grave acidente, na noite de segunda-feira, em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.
Ao que noticia o InsideEVs, a mulher está hospitalizada em estado grave depois de ter sido atropelada por um veículo conduzido por um condutor ao atravessar uma rua e depois atropelada pelo robotáxi, quando já estava no chão.
Numa declaração publicada na sua conta X (anteriormente Twitter), a empresa detida pela General Motors confirmou que a mulher estava na passadeira, embora o Departamento de Polícia de São Francisco tenha dito que não avançaria essa informação.
"Aproximadamente às 21h30 do dia 2 de outubro, um veículo conduzido por humanos atingiu um peão enquanto viajava na faixa imediatamente à esquerda de um Cruise AV [robotáxi]. O impacto inicial foi grave e lançou o peão diretamente para a frente do AV", lê-se no comunicado da Cruise.
Segundo a empresa, o robotáxi "travou de forma agressiva para minimizar o impacto". "O condutor do outro veículo fugiu do local e, a pedido da polícia, o AV foi mantido no local", acrescentou.
"A nossa maior preocupação e foco é o bem-estar da pessoa que ficou ferida e estamos a trabalhar ativamente com a polícia para ajudar a identificar o condutor responsável", afirmou a Cruise.
(1/3) At approximately 9:30 pm on October 2, a human-driven vehicle struck a pedestrian while traveling in the lane immediately to the left of a Cruise AV. The initial impact was severe and launched the pedestrian directly in front of the AV.
— cruise (@Cruise) October 3, 2023
Os bombeiros de São Francisco tiveram de levantar o robotáxi de cima da vítima, que foi transportada para o Hospital Geral de São Francisco com "múltiplos ferimentos traumáticos", revelou o capitão daquela corporação, Justin Schorr.
Segundo Schorr, quando o robotáxi sentiu algo, parou e ligou as luzes de perigo, acrescentando que os bombeiros obstruíram os sensores do carro para alertar o centro de controlo do Cruise. Como resultado, os representantes da Cruise responderam aos bombeiros e "imediatamente desativaram o carro remotamente".
Leia Também: Mototaxistas de Luanda vão ser identificados através de coletes com cores