O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que, durante a tarde desta quinta-feira, esteve à conversa com o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino e com a "lenda do futebol", o jogador ucraniano Andriy Shevchenko.
"O desporto sempre teve um impacto profundo nas sociedades e nos Estados de todo o mundo, valorizamos muito uma voz tão forte no apoio à Ucrânia e na busca de uma paz justa e duradoura", escreveu na sua rede social X (antigo Twitter).
E continuou: "Devemos trabalhar juntos para alcançar a paz e um cessar-fogo o mais rápido possível, assim como num fim digno e justo da guerra. A diplomacia é importante".
Zelensky sublinhou que a Rússia "deve dar passos verdadeiros" para terminar com o conflito, "ao invés de os simular".
No final da sua partilha, agradeceu "às pessoas, aos atletas ucranianos e às crianças". Agradeceu também à FIFA por ser uma "organização em quem pode confiar".
I spoke with FIFA President Gianni Infantino and football legend @jksheva7.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 15, 2025
Sport has always had a profound impact on societies and states across the globe. And we highly value such a strong voice in support of Ukraine and the pursuit of a just and lasting peace.
We must work… pic.twitter.com/2NbZ1zjcFn
De recordar que, esta quinta-feira, tinham início as conversações diretas entre a Ucrânia e a Rússia, tendo o o presidente ucraniano insistido para que o seu homólogo russo se deslocasse também até à Turquia, o que acabou por não acontecer.
A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022 após a Rússia ter invadido o país vizinho.
Leia Também: Putin? "Está a causar o atraso no acordo de um cessar-fogo", diz Starmer