Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 16º

Blogger russo condenado a prisão por criticar ofensiva na Ucrânia

Um blogger foi hoje condenado a oito anos e meio de prisão por um tribunal russo devido a uma publicação onde criticava a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

Blogger russo condenado a prisão por criticar ofensiva na Ucrânia
Notícias ao Minuto

07:20 - 30/09/23 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Alexander Nozdrinov foi considerado culpado de "divulgar informações falsas" sobre o exército russo, um artigo do código penal introduzido no início da ofensiva russa na Ucrânia, informou a organização não-governamental (ONG) Net Freedoms Project.

De acordo com a ONG Memorial, em março de 2022 este blogger, da região de Kuban, no sul do país, publicou na rede social Telegram uma fotografia de um prédio em Kiev com apartamentos destruídos, acompanhada da mensagem irónica: Cidades ucranianas após a chegada dos libertadores".

Alexandre Nozdrinov, detido pouco depois, encontra-se em prisão preventiva desde então e nega ser o autor da mensagem, segundo a mesma fonte.

O blogger tem um canal no YouTube no qual critica frequentemente os excessos da polícia de trânsito.

A Memorial, a principal ONG russa de defesa dos direitos humanos, também ela na mira das autoridades, declarou considerar Alexander Nozdrinov um "preso político".

Segundo a ONG OVD-Info, quase 20 000 pessoas foram detidas na Rússia desde o início da ofensiva na Ucrânia por se oporem à guerra e, em alguns casos, foram condenadas a pesadas penas.

Na próxima semana prevê-se que os tribunais russos julguem 85 casos com conotações políticas.

Segundo a ONG Memorial, estão atualmente detidos na Rússia 601 presos políticos.

Quase todos os opositores a Putin com relevância foram detidos, como Alexei Navalny, condenado a 19 anos de prisão, ou fugiram do país.

Leia Também: Vídeo mostra blogger a cantar música patriótica russa... em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório