Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Vídeo mostra blogger a cantar música patriótica russa... em Mariupol

O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu explicações à China, dada a nacionalidade da mulher.

Notícias ao Minuto

12:17 - 08/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleg Bikolenko, partilhou esta sexta-feira um vídeo no qual é possível ver uma mulher, de nacionalidade chinesa, a cantar uma música russa nas ruínas do teatro de Mariupol.

"A interpretação da música 'Katyusha' por parte da 'cantora de ópera' Wang Fan nas ruínas do teatro de Mariupol, as tropas russas mataram mais de 600 inocentes é uma exemplo de completa degradação moral", escreveu o responsável esta sexta-feira numa publicação partilhada no Facebook.

Segundo o porta-voz, há ainda informações de que um grupo de bloggers chineses tinham chegado à cidade, que se tornou um símbolo da resistência ucraniana à guerra. "A sua chegada é ilegal. Viola gravemente a legislação ucraniana, que regula a passagem de estrangeiros nas fronteiras", apontou ainda.

Sublinhando que Kyiv respeitava a integridade territorial da China o porta-voz do ministério tutelado por Dmitry Kuleba pede explicações a Pequim por forma a perceber, nomeadamente, qual era o objetivo da estadia destes cidadãos chineses em Mariupol, assim como qual foi o caminho que fizeram até chegar à "cidade temporariamente ocupada".

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia inicia uma proibição de entrada na Ucrânia para todos esses 'turistas' chineses", remata Nikolenko.

'Katyusha' é uma música russa que fala sobre um soldado que vai para a guerra e foi um tema que ganhou notoriedade na Segunda Guerra Mundial. É uma música patriótica, que servia para inspirar a população a combater neste conflito, desencadeado pelo regime nazi. A música foi muito popular até depois da queda da União Soviética, em 1991.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Ucrânia. Ex-ministro pede "união e coragem" para evitar III Grande Guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório