Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Itália acusa von der Leyen de não desbloquear fronteira com Áustria

O vice-primeiro-ministro de Itália, Matteo Salvini, acusou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de nada fazer para acabar com o bloqueio austríaco aos veículos pesados de mercadorias italianos na fronteira de Brenner.

Itália acusa von der Leyen de não desbloquear fronteira com Áustria
Notícias ao Minuto

16:49 - 20/09/23 por Lusa

Mundo Matteo Salvini

Salvini alega que a líder da Comissão Europeia se recusou a assinar o início do processo de infração contra Viena pelas suas restrições ao tráfego pesado de mercadorias provenientes de Itália.

"Neste momento confiamos na justiça do Tribunal Europeu", disse o ministro italiano.

"Não se pode querer fazer boa figura às custas da Itália, procurando acolhimento e integração em Lampedusa, enquanto se bloqueia a fronteira na passagem de Brenner. (...) Este Governo vai acabar com esta vergonha", prometeu o líder do partido Liga de Itália.

A passagem de Brenner é uma fronteira entre a Áustria e a Itália, na região dos Alpes, muito importante para as relações comerciais entre estes dois países e também muito usada por camiões alemães, por ser atravessada pela E-45, uma das mais relevantes estradas no centro da Europa.

Esta passagem foi alvo de esforços por parte da União Europeia para gerir as cadeias de abastecimento que entregam mercadorias para um mercado da Europa central, nomeadamente através da pressão sobre a Áustria para aliviar os mecanismos de controlo de entrada de camiões provenientes de Itália.

Roma queixa-se de que Viena está a tentar bloquear os camiões italianos e pediu à Comissão Europeia para intervir no processo, o que Bruxelas se comprometeu a fazer, mas ainda sem resultados visíveis.

Leia Também: Meloni promete que Itália não será campo de refugiados da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório