Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

EUA preocupados com eventual acordo militar da Rússia com Coreia do Norte

Os Estados Unidos da América (EUA) expressaram hoje preocupação perante as perspetivas de cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte, numa altura em que os dirigentes dos dois países se reuniram na Rússia.

EUA preocupados com eventual acordo militar da Rússia com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

20:41 - 13/09/23 por Lusa

Mundo John Kirby

"Estamos evidentemente preocupados com qualquer relação de defesa que nasça entre a Coreia do Norte e a Rússia", declarou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, John Kirby.

Também o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, manifestou preocupação com qualquer cooperação entre Moscovo e Pyongyang na área dos satélites, que constituiria "uma violação de várias resoluções da ONU".

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reuniu-se hoje com o Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita excecional à Rússia destinada a reforçar as suas relações, em particular as militares.

Putin declarou ver "perspetivas" de cooperação militar com a Coreia do Norte, apesar das sanções internacionais impostas a Pyongyang por causa dos seus programas nucleares e da produção de novos mísseis.

Os EUA "não hesitarão" em impor sanções, se necessário, a Pyongyang e Moscovo, advertiu Miller.

"Qualquer acordo que reforce as capacidades militares da Coreia do Norte será certamente preocupante", afirmou, por seu lado, John Kirby.

Para Washington, a aproximação da Rússia à Coreia do Norte, bem como ao Irão, que fornece 'drones' (aparelhos não tripulados) a Moscovo, "atesta o seu desespero" na guerra que trava na Ucrânia.

Leia Também: Chefe da diplomacia dos EUA defende que terminou a era pós-Guerra Fria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório