Governo etíope anuncia libertação das principais cidades de Amhara

O Governo etíope anunciou hoje que as principais cidades da região de Amhara, no norte do país, tinham sido "libertadas da ameaça dos bandidos", após dias de combates entre o exército e milícias locais.

Notícia

© Minasse Wondimu Hailu/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
09/08/2023 19:50 ‧ 09/08/2023 por Lusa

Mundo

Amhara

"As cidades foram libertadas da ameaça dos bandidos", afirmou em comunicado a agência de emergência do governo federal, que citou seis cidades, incluindo a capital regional Bahir Dar e a cidade sagrada de Lalibela.

"As forças de defesa e as forças da ordem da região estão em vias de dispersar" os combatentes das milícias, segundo a Direção-Geral do Estado de Emergência, que indicou que alguns deles estavam escondidos em locais religiosos ou históricos.

Aquele departamento acrescentou que tinha sido instaurado um recolher obrigatório de emergência nas seis cidades "libertadas": Bahir Dar, Lalibela, Gondar, Shewa Robit, Debre Berhan e Debre Markos.

Todos os veículos, exceto os pertencentes às forças de segurança e aos serviços de emergência, estão proibidos de circular depois das 19:00 locais (17:00 em Lisboa).

Segundo a mesma fonte, 14 pessoas foram detidas na capital federal, Adis Abeba, sem mais informações a este respeito.

A Etiópia declarou o estado de emergência em Amhara na sexta-feira devido aos confrontos entre o exército e as milícias locais.

Embora as milícias de Amhara tenham lutado ao lado das forças federais durante o recente conflito de dois anos na vizinha província do Tigray, as tensões surgiram no início deste ano quando o Governo disse que queria dissolver as forças regionais, integrando-as no exército federal.

Leia Também: ONG apela à continuidade da ajuda às famílias da região etíope de Amhara

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas