Queixou-se de ruído da vizinha e agora vai ter de lhe pagar 10 mil euros

Mulher queixou-se, num programa televisivo, do barulho que a vizinha faria sempre que tinha relações sexuais.

Justiça, Espanha, Tribunal,

© iStock

Notícias ao Minuto
01/08/2023 18:43 ‧ 01/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Uma mulher vai ter de pagar  10 mil euros à sua vizinha, após se ter queixado, num programa televisivo, do barulho que esta faria sempre que tinha relações sexuais, no andar por cima do seu.

O caso remonta a 2017 e a sentença foi esta terça-feira confirmada pelo Supremo Tribunal espanhol, após a vizinha se ter queixado junto da Justiça quando soube que a mulher a tinha acusado de fazer demasiado barulho durante as noites, chegando mesmo a sugerir que se dedicaria à prostituição.

Em causa está uma reportagem de cerca de 10 minutos da televisão espanhola TVE, onde a mulher mostrava fissuras nas paredes alegadamente causadas pela vizinha. Mais, acusava-a de fazer tanto barulho e alvoroço que os itens que tinha nas prateleiras acabavam por cair ao chão, e que um radiador do quarto chegava mesmo a vibrar.

A vizinha não gostou e quis levar o caso a tribunal, argumentando que a denúncia incluía uma interferência ilegítima nos seus direitos à privacidade e autoimagem.

Em primeira instância, um tribunal de Salamanca julgou improcedente o processo, em que a vizinha pedia uma indemnização de 20.000 euros à TVE e à mulher. Por fim, o mesmo tribunal acabou por dar provimento ao pedido, parcialmente, condenando a TVE e a mulher ao pagamento da indemnização de 10 mil euros. Terão ainda ainda de financiar a publicação da sentença em La Gaceta de Salamanca, bem como lê-la no programa em que foi veiculado, noutro similar ou no telejornal do horário nobre.

A Justiça argumentou que a peça jornalística continha informações e expressões que não se referiam a assuntos de relevância pública ou interesse geral, sendo que apenas o caráter 'inusitado' do caso o transformou em notícia.

Leia Também: Droga. Ordenada libertação de português procurado em Espanha por tráfico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas