Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Presidentes da Sérvia e Montenegro reúnem-se à procura da reaproximação

Os Presidentes da Sérvia e do Montenegro concordaram hoje tentar ultrapassar as relações tensas entre os históricos aliados dos Balcãs, no seguimento de uma reunião que os dois estadistas mantiveram esta segunda-feira em Belgrado.

Presidentes da Sérvia e Montenegro reúnem-se à procura da reaproximação
Notícias ao Minuto

17:34 - 10/07/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

Os dois países formaram um Estado conjunto até à separação de Montenegro em 2006, após um referendo sobre a independência.

Os ex-aliados distanciaram-se ainda mais depois de o Montenegro ter reconhecido a declaração de independência de 2008 da antiga província sérvia do Kosovo.

O Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o novo Presidente do Montenegro, Jakov Milatovic, afirmaram hoje que irão trabalhar para melhorar os laços políticos de forma a igualar a cooperação económica entre os dois países.

A visita de Milatovic a Belgrado foi a primeira de um Presidente montenegrino em anos.

A nomeação de novos embaixadores em Belgrado e Podgorica, após uma disputa diplomática em 2020, estará entre os primeiros movimentos de reaproximação, disseram os dois líderes.

"É nossa responsabilidade realmente melhorar as relações e não perturbá-las, como sempre aconteceu no passado", disse Milatovic.

"Estamos a virar uma nova página nas nossas relações com esta visita", acrescentou.

Milatovic sucedeu na liderança montenegrina ao político pró-Ocidente Milo Djukanovic, após uma eleição em abril.

Enquanto estava no poder, Djukanovic levou o Montenegro à independência da Sérvia e desafiou a Rússia ao aproximar o seu país da NATO em 2017.

Montenegro era amplamente visto como o próximo país a integrar a União Europeia (UE) antes de uma crise política ter paralisado estes esforços.

O partido pró-europeu de Milatovic obteve o maior número de votos nas eleições parlamentares de junho, mas não o suficiente para governar sozinho.

Cerca de um terço dos 620.000 habitantes do Montenegro identificam-se como sérvios e as divisões no país permanecem profundas nas relações com Belgrado.

As duas nações partilham a mesma língua e ambas são predominantemente cristãs ortodoxas.

Vucic disse, por seu lado, que a Sérvia "não tem intenção [de] forçar ninguém a fazer o que não quer".

"Concordámos em algumas [questões]", indicou o líder sérvio, admitindo, porém, divergências em outras matérias.

"Mas conversámos de maneira civilizada e normal, o que deve ajudar a construir a confiança entre nós", concluiu.

Montenegro permaneceu em união com a Sérvia após outras repúblicas da ex-Jugoslávia se terem separado de Belgrado no início dos anos 1990.

A dissolução da antiga federação resultou numa série de conflitos étnicos que mataram mais de 100.000 pessoas e deixaram milhões de deslocados.

Leia Também: Sérvia. Nova lei rejeita autoridade de Alto Representante para a Bósnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório