Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Grécia vai continuar política migratória "severa mas justa" após eleições

O novo ministro da Imigração da Grécia prometeu hoje prosseguir uma política "severa mas justa" em relação às migrações e tentativas de entrada ilegal no país, após a vitória por maioria absoluta dos conservadores nas legislativas.

Grécia vai continuar política migratória "severa mas justa" após eleições
Notícias ao Minuto

21:40 - 27/06/23 por Lusa

Mundo Grécia

"Somos humanitários, mas não ingénuos", declarou à imprensa o novo ministro, Dimitris Kairidis, horas depois de ter tomado posse o novo Governo do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.

O partido de centro-direita Nova Democracia derrotou os adversários de esquerda nas eleições legislativas de domingo com uma margem confortável, prometendo prolongar o muro ao longo da fronteira com a Turquia e continuar a patrulhar rigorosamente o Mediterrâneo oriental para impedir barcos carregados de migrantes de chegar à União Europeia (UE).

Grupos de defesa dos direitos humanos expressaram preocupação em relação aos vários relatos de deportações sumárias -- também designadas como "devoluções" -, uma alegação que o Governo negou, mas também rejeitou submeter ao escrutínio de um inquérito independente.

O novo executivo grego foi empossado dias depois de uma embarcação de pesca ter naufragado ao largo do sul da Grécia, fazendo centenas de mortos e desaparecidos -- uma catástrofe que chamou a atenção da comunidade internacional para as migrações no mar Mediterrâneo.

Kairidis afirmou que o seu Governo espera concluir a aprovação de um acordo de imigração em toda a UE nos próximos seis meses, quando Espanha assumir a presidência rotativa do bloco comunitário europeu.

Leia Também: SEF desmantela grupo criminoso em Barcelos por auxílio à imigração ilegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório