Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Estados dos EUA chegam a acordo com empresas sobre crise de opioides

Um acordo das farmacêuticas Teva e Allergan com duas redes farmacêuticas, pelo papel na crise dos opioides, com 17.300 milhões de dólares (16.082 ME) de compensação, foi hoje anunciado por vários Estados norte-americanos.

Estados dos EUA chegam a acordo com empresas sobre crise de opioides
Notícias ao Minuto

20:41 - 09/06/23 por Lusa

Mundo Opióides

As empresas vão dar fundos a um administrador nacional este verão, e os governos estaduais e locais participantes do acordo devem começar a receber dinheiro até o final deste ano, segundo declarações dos procuradores-gerais de vários estados, recolhidas pela EFE, que processaram as empresas e chegaram a acordos judiciais, agora ratificados por todas as partes.

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, enfatizou que este "acordo histórico" responsabiliza as empresas pelo seu "papel nesta crise de saúde pública" e disse que os fundos que o Estado vai receber serão usados para financiar programas contra opioides, tratamento e educação.

"Um por um, estamos a enfrentar todos os atores da indústria do vício e a recuperar bilhões de dólares por todo o país para salvar vidas e combater a epidemia de opioides", disse o seu colega de Connecticut, William Tong.

Além da compensação económica, os acordos incluem certos requisitos para as empresas, referindo, por exemplo, que a Allergan não pode vender opioides durante 10 anos ou que a Teva vai ter que operar sob supervisão e evitar toda a comercialização desses produtos.

As redes farmacêuticas CVS e Walgreens, por sua vez, concordaram que as farmácias vão monitorizar atividades suspeitas com prescrições de opioides e denunciá-las às autoridades.

Leia Também: EUA retiram licença de analgésicos a farmacêutica por vendas suspeitas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório