Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ucrânia acusa Rússia de voltar a lançar drones em Kyiv durante a noite

A Ucrânia indicou hoje que abateu 29 aparelhos aéreos não tripulados ('drones') de um total de 31 projetados pela Rússia contra a região de Kyiv, tratando-se do terceiro ataque em pouco mais de 24 horas.

Ucrânia acusa Rússia de voltar a lançar drones em Kyiv durante a noite
Notícias ao Minuto

08:52 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Das 23:30 às 04:30 (das 20:30 de segunda-feira às 01:30 de hoje em Lisboa) as tropas de ocupação russas atacaram a Ucrânia com 31 'drones' de fabrico iraniano Shahed-136/131 dos quais 29 foram abatidos", disse a Força Aérea da Ucrânia.

Através de uma mensagem difundida pelo sistema digital Telegram, a mesma fonte acrescenta que as antiaéreas ucranianas derrubaram os 'drones' quando "já se encontravam perto da capital".

No ataque anterior, de segunda-feira, uma pessoa morreu e três ficaram feridas quando um edifício no distrito de Holosiiv se incendiou.

Não foi imediatamente esclarecido o que causou o incêndio, mas a Associated Presse refere que "frequentemente" os destroços que caem dos 'drones' atingidos e os mísseis lançados pelas antiaéreas causam danos no solo.

Os dois andares superiores do edifício ficaram destruídos e é possível que estejam habitantes sob os escombros, disse a Administração Militar de Kyiv.

Mais de 20 pessoas foram retiradas do local após o ataque com 'drones' que ocorreu na segunda-feira. 

A série de ataques contra a Ucrânia começou no domingo quando 11 mísseis balísticos e de cruzeiro foram projetados contra Kyiv.

Segundo, Valerii Zaluzhnyi, do Estado Maior ucraniano, todos os mísseis foram derrubados. 

No domingo à noite, estilhaços dos mísseis destruídos pelas antiaéreas atingiram a zona norte de Kyiv provocando pelo menos um ferido que se encontrava num prédio de habitação. 

Leia Também: "Ataque massivo" em Kyiv faz pelo menos um morto, dizem autoridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório