Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

DeSantis deverá lançar candidatura presidencial em evento com Elon Musk

Evento online decorre amanhã, quarta-feira.

DeSantis deverá lançar candidatura presidencial em evento com Elon Musk
Notícias ao Minuto

20:08 - 23/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

O governador da Flórida, Ron DeSantis, deverá anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos durante um evento com o CEO do Twitter, Elon Musk, avança, esta terça-feira, a NBC News, que cita três fontes familiarizadas com os planos para o anúncio.

A estação norte-americana refere que DeSantis e Musk vão realizar um evento no Twitter Spaces, na quarta-feira, pelas 18h00 de Washington (21h00 em Lisboa), que será moderado por David Sacks, apoiante de DeSantis, que faz parte do círculo privado de Musk. Nessa mesma noite, será lançada a candidatura do republicano.

Musk, falando no evento CEO Summit do The Wall Street Journal hoje em Londres, disse que DeSantis faria "um grande anúncio" no Twitter no dia seguinte. "É a primeira vez que algo assim acontece nas redes sociais", com perguntas e respostas em tempo real, declarou, acrescentando que não apoia nenhuma candidatura em particular.

A agência AFP também dá conta do anúncio de DeSantis, citando uma fonte próxima do atual governador da Florida e também recordando as palavras hoje de Musk.

O canal norte-americano Fox News, próximo do Partido Republicano, já confirmou igualmente com fontes próximas a revelação esperada de DeSantis da sua candidatura à Casa Branca.

O anúncio segue-se ao feito na segunda-feira pelo senador Republicano Tim Scott, que se disse estar preparado para derrotar nas primárias do seu partido Trump e DeSantis.

Scott - único senador negro do Partido Republicano, eleito pela Carolina do Sul, e considerado uma das principais figuras em ascensão entre os conservadores - já apresentou a documentação necessária à Comissão Eleitoral Federal, aumentando a lista de candidatos às primárias.

De acordo com as sondagens, o principal candidato a representar os Republicanos nas eleições de novembro de 2024 é o ex-presidente Trump, com quem DeSantis e Scott mantêm relações tensas.

Além de Scott, de Trump e de DeSantis, três nomes podem destacar-se nas primárias Republicanas: a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley, a ex-governadora do estado de Arkansas Asa Hutchinson e o empresário Vivek Ramaswamy.

No lado Democrata, a situação é menos competitiva e apenas três candidaturas se destacam: a do atual presidente Joe Biden, a da progressista Marianne Williamson e a de Robert F. Kennedy Jr., ativista antivacinas e sobrinho do ex-Presidente John F. Kennedy.

No final de abril, Joe Biden anunciou a sua recandidatura, dizendo que pretende "terminar o trabalho" iniciado em 2020, quando conseguiu destituir Donald Trump da Casa Branca.

Sublinhe-se que DeSantis e Musk conheceram-se no início de 2021, num jantar em Austin, Texas, com cerca de 15 pessoas, incluindo investidores em tecnologia.

[Notícia atualizada às 21h24]

Leia Também: Senador republicano Tim Scott apresenta candidatura à presidência dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório