Sudão. Exército e paramilitares continuam combates antes do cessar-fogo
O exército sudanês e o grupo paramilitar Força de Apoio Rápido (RSF) voltaram hoje a envolver-se em graves confrontos, poucas horas antes do previsto cessar-fogo mediado pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos da América.

© Reuters

Mundo Sudão
De acordo com a agência espanhola de informação, a EFE, que cita moradores da capital sudanesa, os combates com armas pesadas e ligeiras estão a decorrer desde o início da manhã na zona sul da cidade de Um Dorman, a oeste de Cartum, onde se ouviram sons de explosões e tiros de armas antiaéreas perto de concentrações da RSF.
Semelhantes confrontos já aconteceram no sul da capital, onde várias casas tremeram devido às fortes explosões que se registaram depois de os aviões militares sobrevoarem a zona, acrescentaram os moradores.
Os novos combates ocorrem antes da entrada em vigor, às 18:45 TMG de hoje (mais uma hora em Lisboa), de um novo cessar-fogo de sete dias, alcançado no sábado na cidade portuária saudita de Jeddah e mediado pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos.
No acordo de Jeddah, as partes envolvidas no conflito comprometeram-se a facilitar a chegada e a distribuição de ajuda internacional urgente no país, a proteger os civis e os trabalhadores humanitários e a evitar a ocupação ou a utilização de instalações ou serviços civis para fins militares.
Os combates no Sudão colocaram o sistema de saúde do país à beira do colapso, matando mais de 700 civis e ferindo mais de 5.000 outros, e deslocando mais de 1,1 milhões de pessoas interna e externamente, a grande maioria das quais mulheres e crianças, segundo a ONU.
Leia Também: Sudão: Cessar-fogo de uma semana a partir de segunda-feira
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários