Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Quénia suspende 27 funcionários públicos por venda de açúcar impróprio

As autoridades quenianas suspenderam 27 funcionários públicos no âmbito de uma investigação sobre a disponibilização de cerca de mil toneladas de açúcar declarado impróprio para consumo, anunciou o diretor da Função Pública.

Quénia suspende 27 funcionários públicos por venda de açúcar impróprio
Notícias ao Minuto

12:48 - 18/05/23 por Lusa

Mundo Quénia

O carregamento de açúcar foi importado para o país em 2018 e declarado expirado e "impróprio para consumo humano" pelo Gabinete de Certificação do Quénia (KEBS), e era suposto ter sido convertido em etanol industrial.

Em vez disso, foi "irregularmente desviado e libertado fora de qualquer procedimento" num ato "criminoso", disse na quarta-feira à noite o diretor dos Serviços Públicos, Felix Koskei, que é também o chefe de gabinete do Presidente, William Ruto.

Segundo o jornal The Nation, o carregamento de 20.000 sacos de açúcar, avaliado em mais de 160 milhões de xelins (1,08 milhões de euros), foi vendido a um comerciante, que o reembalou e revendeu.

"É evidente que alguns funcionários das agências em causa abdicaram das suas responsabilidades, arriscando o embaraço público", afirmou Koskei, anunciando a sua suspensão durante as investigações.

Entre os funcionários sancionados encontram-se trabalhadores da KEBS, incluindo o seu diretor, Bernard Njiraini, a autoridade fiscal, a polícia e a Agência para a Alimentação e Agricultura.

O Quénia está a sofrer um aumento acentuado do custo de vida, especialmente no que se refere à alimentação.

O preço de retalho do açúcar acaba de aumentar cerca de 30% num mês, para mais de 200 xelins (cerca de 1,30 euros) o quilograma, segundo os meios de comunicação social locais.

O Governo está a considerar a introdução de um novo imposto sobre o açúcar produzido localmente, entre outras coisas, como parte de uma nova lei das finanças destinada a aumentar as suas receitas fiscais.

Leia Também: Quénia e Somália reabrem fronteira fechada desde 2011 devido a ataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório