Com "profunda dor", Papa pede "cessar-fogo imediato" em Gaza e na Ucrânia

O Papa Leão XIV foi ovacionado assim que surgiu à janela.

Notícia

© Marko Djurica/Reuters

Notícias ao Minuto
11/05/2025 11:07 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Papa Leão XIV

O Papa Leão XIV, que faz este domingo a oração regina coeli na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi ovacionado assim que surgiu à janela por milhares de fiéis. Poucos segundos depois começaram a soar os sinos de todas as igrejas da cidade.

 

"Caros irmãos e irmãs, bom domingo. Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como Papa em Roma seja o do bom pastor. Neste domingo proclama-se a missa o evangelho de João, no capítulo dez, onde Jesus se revela como o pastor verdadeiro que conhece e ama as suas ovelhas e por elas dá a vida. Neste domingo, há 62 anos, celebra-se o dia mundial da oração para as locações e hoje Roma recebe o jubileu das bandas musicais e espetáculos populares", começou por dizer o Papa.

Dirigindo-se diretamente aos peregrinos, o Sumo Pontífice agradeceu aos fiéis por darem "calor à festa de cristo".

"Jesus, no evangelho, afirma conhecer as suas ovelhas e que elas ouvem a sua voz e o seguem. De facto, como ensinou o Papa São Gregório Magno, as pessoas correspondem ao amor de quem os ama. Hoje tenho a alegria de rezar convosco", afirmou o Sumo Pontífice.

Confessando sentir "profunda dor" por causa dos conflitos no Médio Oriente e na Europa, Leão XIV pediu o "cessar-fogo imediato" na Faixa de Gaza e na Ucrânia

"Estou profundamente triste com o que está a acontecer na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato. A ajuda humanitária deve ser dada à população civil exausta e todos os reféns devem ser libertados", apelou Robert Francis Prevost.

Sobre o caso concreto da Ucrânia, o Papa disse carregar no coração os "sofrimentos do amado povo ucraniano", para quem pediu uma "paz autêntica, justa e duradoura".

"Sejam libertados os prisioneiros e que as crianças possam voltar às próprias famílias", pediu o líder da Igreja Católica.

Segundo a Polícia de Roma estão quase cem mil pessoas a assistir à primeira oração regina coeli do Papa Leão XIV na Praça de São Pedro.

[Notícia atualizada às 11h38]

Leia Também: A visita do Papa Leão XIV ao túmulo de Francisco em imagens. Veja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas