Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Quénia e Somália reabrem fronteira fechada desde 2011 devido a ataques

O Quénia e a Somália anunciaram hoje a reabertura gradual de três pontos fronteiriços entre os dois países nos próximos 90 dias, fechados desde 2011 devido aos ataques do grupo extremista somali Al-Shebab.

Quénia e Somália reabrem fronteira fechada desde 2011 devido a ataques
Notícias ao Minuto

18:10 - 15/05/23 por Lusa

Mundo Al-Shebab

O ministro do Interior queniano, Kithure Kindiki, disse à imprensa que esta medida visa fortalecer a cooperação transfronteiriça e os laços bilaterais entre o Quénia e a Somália.

"Este acordo traduz a necessidade de reforçar a cooperação e a parceria entre os nossos dois países, a fim de enfrentar os desafios na promoção da integração regional", declarou o ministro, que sublinhou também a necessidade de ambos os países redobrarem os esforços para combater o extremismo.

O Quénia e a Somália acordaram igualmente em reforçar a comunicação transfronteiriça e a partilha de informações e melhorar as infraestruturas e a gestão das fronteiras.

O ministro da Segurança Interna da Somália, Mohamed Ahmed Sheikh Ali, observou que os desafios transfronteiriços são demasiado complexos para qualquer país e apontou a seca recorrente, o tráfico de pessoas, o comércio ilegal e o crime transnacional como alguns dos principais problemas enfrentados pelas comunidades que residem nessas áreas.

A fronteira entre o Quénia e a Somália foi oficialmente encerrada por Nairobi em outubro de 2011 com o objetivo de pôr termo aos ataques e raptos em território queniano pelos combatentes do grupo extremista Al-Shebab.

O ataque mais grave do Al-Shebab em solo queniano ocorreu em abril de 2015, quando 148 pessoas foram mortas no ataque à Universidade de Garissa.

O Al-Shebab lança frequentemente ataques na capital somali, Mogadíscio, e em outras partes da Somália com o objetivo de derrubar o Governo central - apoiado pela comunidade internacional - e estabelecer à força um regime de cariz ultraconservador islâmico.

Leia Também: Exército da Somália mata 60 terroristas do Al-Shebab

Recomendados para si

;
Campo obrigatório