Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Pelo menos sete mortos em acidente em mina de ouro ilegal no Gana

Pelo menos sete pessoas morreram na segunda-feira, na região leste de Gana, depois de um poço ter desabado enquanto extraíam ouro ilegalmente, anunciaram hoje as autoridades locais.

Pelo menos sete mortos em acidente em mina de ouro ilegal no Gana
Notícias ao Minuto

17:30 - 16/05/23 por Lusa

Mundo Gana

Três pessoas foram resgatadas hoje, mas outras continuam presas no poço da mina Korley Teye, disse Raymond Nana Dartey, chefe-executivo do distrito de Birim North, onde ocorreu o incidente.

O acidente ocorreu por volta das 09:00 locais (10:00 em Lisboa), quando dezenas de pessoas estavam a garimpar ouro, disse a mesma fonte.

A exploração mineira ilegal é comum no Gana, onde muitos mineiros sem documentos morrem nos poços quando se desmoronam ou se inundam.

O Gana está a levar a cabo uma forte campanha nacional contra a exploração mineira ilegal, que tem causado uma enorme degradação ambiental e poluído pontos de água no pequeno Estado da África Ocidental.

Noutros países mineiros africanos, como a República Democrática do Congo ou a África do Sul, dezenas de mineiros clandestinos morrem todos os anos em acidentes e confrontos armados entre bandos rivais em minas abandonadas que já não são rentáveis para as empresas que as possuem.

Leia Também: FMI diz que Gana tem condições para programa de ajustamento financeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório