Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Ativista do Laos baleado (e morto) em café da capital

Anousa 'Jack' Luangsuphom foi alvejado mortalmente quando estava sentado num café em Vientiane.

Ativista do Laos baleado (e morto) em café da capital
Notícias ao Minuto

15:26 - 03/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Laos

Um ativista e crítico do governo do Laos foi alvejado mortalmente num ataque em plena capital do país.

Anousa 'Jack' Luangsuphom, de 25 anos, foi atacado a 29 de abril, quando se encontrava num café em Vientiane. O ativista geria uma página nas redes sociais que servia de plataforma crítica ao governo do país do Sudeste Asiático.

Imagens de câmaras de segurança analisadas por jornalistas internacionais mostram um homem que entra no café em questão, utilizando uma máscara facial para abrir a porta, de forma a não deixar impressões digitais. Uma vez lá dentro, dispara duas vezes na direção de Anousa, que foi alvejado na cara e no peito.

"O homicídio a sangue frio de um proeminente jovem ativista político no centro de Vientiane envia uma mensagem arrepiante de que ninguém no Laos que critique o governo está seguro", disse Elaine Pearson, diretora da Human Rigts Watch e da Amnistia Internacional para a Ásia, citada pelo jornal britânico The Guardian.

“As autoridades do Laos devem iniciar urgentemente uma investigação imediata, completa, independente e imparcial sobre o homicídio chocante de um jovem ativista que ousou falar sobre questões de direitos humanos no país. Nenhum defensor dos direitos humanos deve ser morto pelo seu trabalho”, disse, por sua vez, Joe Freeman, vice-diretor regional interino de comunicações da Amnistia Internacional.

Leia Também: Rede de ativistas quer mais cooperação com migrantes venezuelanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório