Soldado ucraniano recém-libertado descobre sexo do filho bebé

Na segunda-feira foi confirmada mais uma troca de prisioneiros de guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

NotíciaVídeo

© Twitter/ Defense of Ukraine via Ombudsman of Ukraine

Daniela Carrilho
11/04/2023 17:01 ‧ 11/04/2023 por Daniela Carrilho

Mundo

Guerra na Ucrânia

O momento é de grande emoção. As autoridades russas e ucranianas confirmaram na segunda-feira uma nova troca de prisioneiros, com cada lado a recuperar cerca de uma centena de soldados capturados pelas tropas inimigas.

Um dos soldados ucranianos libertados é o protagonista de um momento de grande alegria e alívio, quando conversa com a sua mãe via telefone pela primeira vez depois dos vários meses em cativeiro russo.

O vídeo, divulgado pelo Provedor de Justiça ucraniano, mostra o telefonema entre o jovem e a família, dizendo-lhes que está vivo e em território seguro: "Já estou na Ucrânia".

De seguida, questiona a mãe sobre o sexo do bebé que esperava antes de partir para a guerra. "É menino ou menina?", questiona emocionado, ficando a saber que foi pai de uma menina.

O militar, que não foi identificado, está acompanhado de uma mulher, que pertence ao grupo de coordenação do governo, que diz à mãe do jovem que, antes de regressar a casa, será encaminhado para uma unidade hospitalar, onde realizará exames.

De recordar que na segunda-feira foi confirmada mais uma troca de prisioneiros de guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Yermak, clarificou que os libertados foram soldados que lutaram principalmente em Mariupol.

"Algumas pessoas ficaram gravemente feridas e têm doenças. Faremos tudo o que for necessário para que cada uma delas receba toda a ajuda necessária", garantiu Yermak.

A troca de prisioneiros é um dos poucos acordos que a Rússia e a Ucrânia estabeleceram desde o início da guerra, no final de fevereiro de 2022.

Moscovo e Kyiv já realizaram várias trocas de prisioneiros, embora estas não tenham sido isentas de polémicas, já que ambas as partes se acusam mutuamente de não cumprir as regras definidas.

Leia Também: Zelensky e nova troca de prisioneiros: "100 defensores" voltam a "casa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas