Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Sim, tenho milhares de milhões, mas ganhei-os", diz ex-CEO da Starbucks

Howard Schultz contestou o uso recorrente da palavra bilionário, durante uma audiência no Senado, defendendo que "veio do nada" e que conquistou o dinheiro que tem.

Notícias ao Minuto

11:27 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O ex-CEO da Starbucks, Howard Schultz, protagonizou, na quarta-feira, um momento tenso com o senador Bernie Sanders, durante uma audiência, no Senado dos EUA, sobre as políticas laborais da cadeia de café. Schultz não gostou de ser rotulado de bilionário, defendendo que "conquistou" esse estatuto e que dividiu sempre os seus lucros com os funcionários. 

Tudo começou quando Sanders alegou que os bilionários estão a ser tratados acima da lei nos Estados Unidos.  "A questão fundamental que enfrentamos hoje é se temos um sistema de justiça que se aplica a todos – ou se bilionários e grandes corporações podem infringir a lei impunemente", disse Sanders.

Em resposta, Schultz disse: "Cresci em habitações subsidiadas pelo governo federal. Os meus pais nunca tiveram uma casa. Eu vim do nada. Pensei que toda a minha vida foi baseada na realização do Sonho Americano". "Sim, tenho milhares de milhões de dólares, mas ganhei-os. Ninguém me deu. E eu o partilhei-os constantemente com o pessoal da Starbucks", acrescentou, tendo referindo que o uso constante da palavra bilionário era "injusto".

Sublinhe-se que o ex-CEO da Starbucks respondia perante o Comité de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões sobre alegadas demissões de funcionários pró-sindicatos, além do encerramento de lojas sindicalizadas. 

Desde 2021, que cerca de 300 lojas Starbucks nos Estados Unidos votaram pela sindicalização.

Howard Schultz deixou o cargo de CEO na passada segunda-feira, dia 20 de março, sendo substituído por Laxman Narasimhan.

Veja o vídeo do momento na galeria acima.

Leia Também: Estudante detido após roubar mais de 1.300 euros em cerveja de estádio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório