Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 32 mortos em confrontos no Chade

Pelo menos 32 pessoas morreram desde segunda-feira em confrontos entre os rebeldes do Movimento de Ação para a Democracia e Alternância no Chade (MADAT) e o Exército, revelaram hoje fontes militares.

Pelo menos 32 mortos em confrontos no Chade
Notícias ao Minuto

16:19 - 28/03/23 por Lusa

Mundo Chade

"Elementos desse grupo rebelde, bem preparados na Líbia, fizeram a sua incursão ontem (segunda-feira) de manhã", em Marou, no departamento de Zouar, na província de Tibesti, junto à fronteira líbia, disse o comandante-chefe das operações militares na área, Saleh Younous, citado pela agência Efe.

"Enviámos as nossas tropas para contrariar o avanço e foi a partir daí que eclodiram os combates", revelou a mesma fonte.

Os confrontos continuaram hoje pela manhã até o Exército conseguir "derrotar os atacantes", acrescentou.

"Pelo menos 23 combatentes do MADAT foram mortos e materiais importantes foram recuperados. Também perdemos nove dos nossos homens", disse Younous.

Um combatente do MADAT rejeitou, contudo, estes números, afirmando que o movimento registou cinco mortos nas suas fileiras e 10 feridos e que foi o Exército que teve "pesadas perdas".

"Não queremos esta transição liderada pelo filho do falecido Presidente Idriss Déby Itno, que quer continuar a sucessão dinástica. Vamos lutar até ao fim", acrescentou Abakar Djimi Taha, líder rebelde do MADAT, em declarações à agência Efe.

Em 20 de abril, o Exército anunciou que Idriss Déby Itno, que governava o Chade há mais de 30 anos após um golpe de Estado, tinha sido morto na frente pelos rebeldes, tendo nomeado Presidente um dos seus filhos, o jovem Mahamat Idriss Déby Itno, por um período transitório, à frente de uma junta militar de 15 generais.

O Chade tem dezenas de grupos rebeldes que ameaçam a estabilidade do país, baseados principalmente no sul da vizinha Líbia, mas também no norte chadiano.

Leia Também: Presidente do Chade indultou participantes em manifestação reprimida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório