EUA. Pivô despedida por citar letra de Snoop Dogg com palavra controversa
A palavra usada pelo rapper faz parte do calão racial afro-americano e foi popularizada numa música em 2022.

© Getty Images

Mundo Snoop Dogg
Uma jornalista norte-americana foi afastada da televisão local WLBT, do estado do Mississippi, depois de citar Snoop Dogg durante uma transmissão televisiva, no passado dia 8 de março.
Durante uma discussão alegre sobre o famoso rapper, e uma hipotética colaboração com o músico francês Cali, a pivô Barbie Bassett disse "Fo shizzle, my nizzle", o icónico verso da música 'Suited 'n' Booted', de 2022.
A palavra 'nizzle' é uma forma de calão para um insulto racial em inglês, e que está relacionado com o período esclavagista e com a designação dada às pessoas negras nos Estados Unidos.
Longtime Mississippi news anchor appears to no longer be employed with the news team after saying, "Fo shizzle, my nizzle" on airhttps://t.co/O5tFTsac1g pic.twitter.com/hs01IyVQaL
— philip lewis (@Phil_Lewis_) March 24, 2023
O jornal Clarion Ledger deu conta da ausência de Barbie Bassett da página da equipa no site da WLBT, mas a estação televisiva não comentou o caso nem confirmou o despedimento.
O caso está a causar alguma controvérsia, com várias pessoas a defender Bassett por ter usado a expressão de forma ingénua e sem conhecer as ramificações da palavra.
Um dos defensores da jornalista foi Charlamagne tha God, o reputado apresentador de rádio norte-americano, que disse que Bassett "talvez nem saiba o que 'nizzle' quer dizer'. "Isto não é razão para despedir aquela mulher", afirmou.
Esta não é a primeira vez que a pivô se envolve numa polémica com a comunidade afro-americana. O The Independent nota que, em outubro, Bassett fez comentários sobre a 'avozinha' de uma jornalista negra, referindo-se a estereótipos sobre mulheres idosas negras e a expressões reminiscentes do tempo da escravatura, com a associação de jornalistas negros de Jackson, no Mississippi, a descrever o incidente como "desconcertante".
Bassett acabaria por pedir desculpas pelos comentários, garantindo que iria participar em campanhas de sensibilização para questões de racismo e discriminação racial.
Leia Também: Guterres pede introdução de conteúdos sobre escravatura nas escolas
Comentários
Regras de conduta dos comentários