Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Pivô despedida por citar letra de Snoop Dogg com palavra controversa

A palavra usada pelo rapper faz parte do calão racial afro-americano e foi popularizada numa música em 2022.

EUA. Pivô despedida por citar letra de Snoop Dogg com palavra controversa
Notícias ao Minuto

10:40 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Snoop Dogg

Uma jornalista norte-americana foi afastada da televisão local WLBT, do estado do Mississippi, depois de citar Snoop Dogg durante uma transmissão televisiva, no passado dia 8 de março.

Durante uma discussão alegre sobre o famoso rapper, e uma hipotética colaboração com o músico francês Cali, a pivô Barbie Bassett disse "Fo shizzle, my nizzle", o icónico verso da música 'Suited 'n' Booted', de 2022.

A palavra 'nizzle' é uma forma de calão para um insulto racial em inglês, e que está relacionado com o período esclavagista e com a designação dada às pessoas negras nos Estados Unidos.

O jornal Clarion Ledger deu conta da ausência de Barbie Bassett da página da equipa no site da WLBT, mas a estação televisiva não comentou o caso nem confirmou o despedimento.

O caso está a causar alguma controvérsia, com várias pessoas a defender Bassett por ter usado a expressão de forma ingénua e sem conhecer as ramificações da palavra.

Um dos defensores da jornalista foi Charlamagne tha God, o reputado apresentador de rádio norte-americano, que disse que Bassett "talvez nem saiba o que 'nizzle' quer dizer'. "Isto não é razão para despedir aquela mulher", afirmou.

Esta não é a primeira vez que a pivô se envolve numa polémica com a comunidade afro-americana. O The Independent nota que, em outubro, Bassett fez comentários sobre a 'avozinha' de uma jornalista negra, referindo-se a estereótipos sobre mulheres idosas negras e a expressões reminiscentes do tempo da escravatura, com a associação de jornalistas negros de Jackson, no Mississippi, a descrever o incidente como "desconcertante".

Bassett acabaria por pedir desculpas pelos comentários, garantindo que iria participar em campanhas de sensibilização para questões de racismo e discriminação racial.

Leia Também: Guterres pede introdução de conteúdos sobre escravatura nas escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório