Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia do Quénia mata manifestante durante protestos contra o Governo

Um homem foi morto a tiro hoje no Quénia, durante mais uma manifestação contra o Governo convocada pelo líder da oposição, Raila Odinga, e depois de as autoridades terem proibido qualquer protesto, revelaram fontes do hospital.

Polícia do Quénia mata manifestante durante protestos contra o Governo
Notícias ao Minuto

18:08 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Quénia

"Uma pessoa foi morta a tiro" em Kisumu, zona oeste do país, um reduto da oposição, disse George Rae, diretor do hospital local, citado por meios de comunicação locais, acrescentando tratar-se de um "jovem".

"A polícia simplesmente despejou o corpo aqui sem registar nada, mas tem um tiro", descreveu um funcionário da unidade hospitalar.

Raila Odinga, o candidato presidencial que perdeu as eleições em agosto passado, continua a afirmar que lhe foi "roubada" a vitória e que o Governo de Ruto é "ilegítimo".

Já esta manhã, os manifestantes tinham sido atacados com gás lacrimogéneo e canhões de água pela polícia no distrito operário de Kawangware, na capital, Nairobi.

Na passada segunda-feira, as manifestações também levaram a confrontos, e um estudante foi morto por tiros da polícia, pelo menos 240 pessoas foram detidas e 31 polícias ficaram feridos nos confrontos em Nairobi e nos bastiões da oposição na parte ocidental do Quénia.

Raila Odinga manteve, no domingo, o seu apelo a manifestações contra os efeitos da inflação todas as segundas e quintas-feiras, pouco depois de o chefe da polícia, Japhet Koome, ter decretado uma proibição dos protestos marcados para hoje.

Koome tinha avisado que a polícia não permitiria que "'hooligans' viessem à cidade para pilhar e destruir bens e empresas das pessoas" e pela manhã tinha sido anunciado um reforço da segurança.

Durante a campanha eleitoral, o atual Presidente retratou-se como um defensor dos mais desfavorecidos e prometeu melhorar a vida do cidadão comum do seu país. No entanto, retirou os subsídios ao combustível e à farinha de milho, um alimento básico.

Muitos quenianos, confrontados com os elevados preços das mercadorias, estão a lutar para se alimentarem. A inflação atingiu 9,2% em fevereiro, de acordo com o Governo, e o recorde de seca na região deixou milhões de pessoas sem recursos e sem alimentos.

Leia Também: Polícia do Quénia lança gás lacrimogéneo contra marcha da oposição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório