Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nagorno-Karabakh. Rússia acusa Azerbaijão de violar cessar-fogo

A Rússia acusou hoje o Azerbaijão de violar o acordo de cessar-fogo com a Arménia, no conflito de Nagorno-Karabakh que dura desde 2020, ao permitir que as suas tropas cruzassem a linha de demarcação territorial.

Nagorno-Karabakh. Rússia acusa Azerbaijão de violar cessar-fogo
Notícias ao Minuto

18:31 - 25/03/23 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"Hoje, uma unidade das Forças Armadas do Azerbaijão cruzou a linha de contacto no distrito de Shusha, violando o acordo alcançado em 2020", denunciou, em comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia, país que mediou o cessar-fogo.

O Ministério acrescentou que as forças de paz da Rússia "estão a tomar medidas para prevenir uma escalada da situação de crise e evitar provocações mútuas das partes opostas".

"O lado do Azerbaijão foi informado da necessidade de cumprir as disposições (do acordo), de tomar medidas para parar as obras de engenharia e retirar as Forças Armadas para as posições que ocupavam anteriormente", disse o Governo russo.

A Arménia e o Azerbaijão - duas ex-repúblicas soviéticas no Cáucaso -- enfrentaram-se em 2020, num conflito pelo controlo do enclave de Nagorno-Karabakh, que resultou numa derrota militar arménia e num acordo de cessar-fogo patrocinado pela Rússia.

Contudo, os confrontos na região de Nagorno-Karabakh, ou na fronteira entre os dois países, continuam a ocorrer.

A Arménia também tem vindo a alertar para a possibilidade de uma "crise humanitária" em Nagorno-Karabakh, devido a uma operação de bloqueio por parte do Azerbaijão, que causou escassez de remédios, alimentos e cortes de energia.

Nesta situação, a Arménia acusa ainda as forças de paz russas de não agirem para acabar com o bloqueio.

Leia Também: Arménia admite recorrer à ONU para evitar "genocídio" em região disputada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório