Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Americanos descontrolaram-se". Medvedev responde a incidente com drone

A polémica entre um drone norte-americano e caças russos foi a primeira interação direta entre as forças dos dois países desde o início da guerra na Ucrânia.

"Americanos descontrolaram-se". Medvedev responde a incidente com drone
Notícias ao Minuto

09:09 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O antigo presidente russo, Dmitry Medvedev, respondeu às acusações dos Estados Unidos sobre a queda de um drone norte-americano no Mar Negro, considerando que o governo de Washington D.C. está "descontrolado".

Através do Telegram, o atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia defendeu a soberania do país e afirmou que "não há convenção internacional sobre o assunto", por causa dos EUA.

"A Convenção de Chicago de 1944 e outros documentos internacionais não regulam estas questões. A propósito, permitam-me lembrar que os americanos destruíram o Tratado de Céus Abertos, que deu o direito a inspeções militares", disse Medvedev, referindo-se a um tratado assinado em 1992 que previa que os seus signatários se mostrassem disponíveis para serem vigiados pelos restantes países.

Os EUA acabaram por abandonar o tratado em 2020, durante o mandato de Donald Trump (já depois de perder as eleições), e a Rússia tomou a mesma decisão em janeiro de 2021.

Dmitry Medvedev procurou explicar ainda que a definição de espaço aéreo na legislação russa, esclarecendo que os aviões de combate e os veículos aéreos não-tripulados devem estar cientes do espaço, apesar de "por vezes ser difícil registar o momento em que uma aeronave ou um UAV entra no mar territorial".

"Em poucas palavras, os americanos descontrolaram-se. E não é correto fazer bem com eles, embora sejam necessários contactos militares, é claro. Especialmente contra o pano de fundo de bastardos americanos como o senador Lindsay Graham, que apela ao abate aviões russos", acrescentou, numa crítica direta ao senador norte-americano que pediu uma resposta militar ao incidente com o drone.

Na quinta-feira, os Estados Unidos divulgaram imagens da aproximação de um caça russo sobre um drone norte-americano, que sobrevoava o Mar Negro. Washington acusou o caça de despejar combustível em cima do instrumento e denunciou aquilo que considerou um "comportamento agressivo".

No entanto, o Kremlin nega qualquer contacto direto entre os caças e o drone, defendendo que o objeto norte-americano teve problemas no voo e caiu descontroladamente no mar.

Leia Também: Pentágono duvida que Rússia recupere 'drone' que caiu no Mar Negro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório