Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

China espera que relação entre Coreia do Sul e Japão almeje paz regional

A China disse esta quinta-feira confiar que as relações entre Japão e Coreia do Sul estão voltadas para a "busca da paz e estabilidade" na região e reafirmou a sua oposição a "blocos exclusivos de países".

China espera que relação entre Coreia do Sul e Japão almeje paz regional
Notícias ao Minuto

13:20 - 16/03/23 por Lusa

Mundo China

"Como vizinha de ambos os países, a China notou as recentes interações entre o Japão e a Coreia do Sul e a mudança nas suas relações", disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Wang Wenbin, em conferência de imprensa.

Wang reagiu assim à cimeira realizada hoje, em Tóquio, a primeira do género em doze anos, entre os líderes do Japão e da Coreia do Sul, Fumio Kishida e Yoon Suk-yeol.

O porta-voz considerou que as agressões e a abordagem colonial do militarismo japonês causaram "grandes desastres" aos países asiáticos, incluindo a Coreia do Sul.

"As experiências passadas, não sendo esquecidas, servem de guia para o futuro", afirmou Wang, observando que a China pediu sempre ao Japão para refletir sobre o seu passado agressor, lidar com questões históricas de forma honesta e responsável e desenvolver as relações com os seus vizinhos asiáticos nessa mesma base.

O porta-voz chinês enfatizou que os três países são importantes parceiros económicos e comerciais e que, por isso, é do interesse comum de todos manter a estabilidade nas cadeias produtivas e de abastecimento, a nível regional e global.

O passado tem pesado no relacionamento entre Coreia do Sul e Japão, marcado pela colonização japonesa da península coreana (1910-1945) e, em particular, a questão das "mulheres de conforto" coreanas - as escravas sexuais dos soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

A eleição de Yoon e as crescentes preocupações com as repetidas provocações da Coreia do Norte e as ambições regionais da China suscitaram esperanças de um desanuviamento entre as duas democracias vizinhas.

Os Estados Unidos fortaleceram já a aliança com Japão, Índia e Austrália, e esperam incluir a Coreia do Sul naquela parceria, designada QUAD, visando conter as ambições da China no Indo-Pacífico.

Os dois líderes também concordaram em retomar as negociações de segurança tripartidas com Pequim a nível vice-ministerial, que foram suspensas "depois de um longo período de espera", disse Kishida.

Leia Também: Japão e Coreia do Sul reforçam laços e vão retomar "diplomacia de vaivém"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório