EUA. Governo vai investigar operador ferroviário envolvido em acidentes

Investigadores federais anunciaram na terça-feira uma investigação especial ao operador ferroviário Norfolk Southern, depois do descarrilamento nos limites dos Estados do Ohio e Pensilvânia em fevereiro e de outros acidentes, incluindo a morte de um maquinista.

Notícia

© DUSTIN FRANZ/AFP via Getty Images

Lusa
08/03/2023 06:33 ‧ 08/03/2023 por Lusa

Mundo

EUA

A agência federal para a segurança dos transportes (NTSB, na sigla em Inglês) anunciou que vai começar uma inspeção alargada à cultura de segurança da operadora ferroviária, detalhando que já enviou equipas para analisar cinco acidentes importantes, que envolvem a Norfolk Southern ocorridos desde dezembro de 2021.

A NTSB acrescentou que já tinha instruído a operadora para agir imediatamente na revisão e avaliação das suas práticas de segurança.

A Norfolk Southern, que não respondeu a um pedido de comentário feito pela AP, anunciou na segunda-feira planos para melhorar o uso dos detetores colocados ao longo das linhas, que alertam para problemas vários, em resposta ao descarrilamento no Ohio no mês passado.

A NTSB já adiantou que os ferroviários que operavam o comboio que descarrilou em 03 de fevereiro em East Palestine, no Ohio, receberam um aviso de um detetor destes, mas não conseguiram parar o comboio a tempo de evitar que mais de três dúzias de vagões descarrilassem e se incendiassem.

Metade da população da localidade, que ascende a cinco mil, tiveram de ser retirados das casas durante dias, quando os socorristas queimaram de propósito químicos tóxicos em alguns dos vagões, para impedir uma explosão descontrolada, o que deixou residentes com problemas de saúde.

Representantes do governo já adiantaram que vários testes não encontraram níveis perigosos de químicos no ar ou na água da área.

O secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, disse aos operadores de transporte ferroviário nos EUA, em fevereiro, que tinham de agir imediatamente na melhoria da segurança, enquanto os reguladores se vão focar no reforço das regras de segurança.

O presidente Joe Biden reagiu, na rede social Twitter, ao descarrilamento, dizendo eu o padrão de resistência dos operadores ferroviários à legislação de segurança tem de mudar e que o Congresso deve apoiar os esforços para melhorar a segurança.

Mesmo que as estatísticas oficiais indiquem uma redução dos descarrilamentos nos últimos anos, ainda houve 1.049 no último ano.

Leia Também: Executado no Texas homem que matou mulher e filha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas