Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Justiça bielorrussa pede 19 anos de cadeia para Tijanovskaya

A Procuradoria da Bielorrússia pediu hoje uma pena de 19 anos, num julgamento "à revelia", contra a líder da oposição Svetlana Tijanovskaya, principal rival do Presidente Alexander Lukashenko, nas eleições de 2020.

Justiça bielorrussa pede 19 anos de cadeia para Tijanovskaya
Notícias ao Minuto

16:44 - 27/02/23 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Um tribunal de Minsk pediu a mesma sentença contra o opositor Pavel Latushko, enquanto para Maria Moroz, Olga Kovalkova e Sergei Dilevski -- ativistas ligados ao movimento opositor a Lukashenko - pediu 12 anos de cadeia para cada um.

O procurador envolvido no caso também exigiu uma multa de 37.000 rublos (cerca de 13.900 euros) a Tijanovskaya, além de considerar Latushko inelegível para cargos administrativos pelo prazo de cinco anos.

O julgamento contra os cinco réus começou em janeiro e os opositores são acusados de diversos crimes, incluindo conspiração contra o Estado, atentados contra a segurança nacional da Bielorrússia ou divulgação de materiais para esse fim, entre outros.

Tijanovskaya afirmou-se como "líder nacional" do país depois de acusar Lukashenko de cometer "traição" ao participar na invasão russa da Ucrânia.

Em janeiro, o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, tinha criticado o julgamento 'à revelia' contra os cinco opositores bielorrussos e viu neste processo um novo "abuso de poder judicial" por parte de Lukashenko.

Leia Também: Bielorrússia diz que Rússia abastece o país com novo material bélico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório