Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Palestiniano morto durante operação militar de Israel na Cisjordânia

Um cidadão palestiniano morreu hoje na sequência de disparos efetuados por forças israelitas durante uma operação militar em Nablus, norte da Cisjordânia ocupada, disseram fontes oficiais.

Palestiniano morto durante operação militar de Israel na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

13:36 - 13/02/23 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Amir Ihab Bustami, de 21 anos, morreu na madrugada de hoje", indicou o Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana, através de um comunicado.

A agência de notícias oficial palestiniana, WAFA, refere que o jovem "foi assassinado por disparos israelitas durante a rusga".

A mesma operação militar israelita provocou ferimentos em sete pessoas. 

As forças israelitas confirmaram a incursão militar em Nablus que teve como missão prender um dos suspeitos de participação num ataque armado no mês de outubro do ano passado e que provocou a morte a um soldado de Israel. 

Hoje, o Exército de Israel prendeu "Obkamel Guri, Asama Tuille e outros três palestinianos que se encontravam no mesmo local", indicou ainda um porta-voz militar israelita. 

Segundo a mesma fonte, os serviços de informações localizaram o apartamento onde se encontrava o grupo de alegados atacantes tendo a troca de tiros sido iniciada no momento da entrada dos militares no edifício. 

Ainda de acordo com as forças israelitas, foram apreendidas espingardas automáticas M-16. 

O confronto ocorrido hoje de manhã faz aumentar o número de mortos na Cisjordânia: 47 cidadãos palestinianos e dez israelitas, desde o princípio do ano.

Paralelamente, Israel bombardeou hoje instalações do movimento Hamas na Faixa de Gaza tendo as milícias palestinianas respondido com o lançamento de quatro foguetes de artilharia, indicou o Exército israelita. 

"Aviões de combate das Forças de Defesa de Israel atacaram um complexo subterrâneo no centro da Faixa de Gaza que continha material para a produção de foguetes (de artilharia) que pertenciam à organização terrorista Hamas", disse um porta-voz do Exército. 

O ataque aéreo foi a resposta ao disparo de um projétil no sábado, a partir da Faixa de Gaza e que foi intercetado pelos sistemas de defesa israelitas. 

Até ao momento não há registo de vítimas dos bombardeamentos em Gaza e dos disparos das milícias contra o território israelita.

Leia Também: Adolescente palestiniano de 14 anos morreu durante operação israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório