Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Adolescente palestiniano de 14 anos morreu durante operação israelita

Um adolescente palestiniano de 14 anos foi hoje morto a tiro pelas forças de segurança israelitas durante um ataque desencadeado por uma operação de detenção do exército na Cisjordânia ocupada, segundo fontes oficiais.

Adolescente palestiniano de 14 anos morreu durante operação israelita
Notícias ao Minuto

16:58 - 12/02/23 por Lusa

Mundo Cisjordânia

O Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) confirmou a morte do adolescente, que ocorreu num hospital na cidade palestiniana de Jenin, devido a um tiro no abdómen, segundo a agência oficial de notícias palestiniana WAFA.

Por seu lado, o Exército israelita anunciou que os seus militares realizaram hoje uma operação em Jenin para deter um palestiniano "envolvido em atividades terroristas contra as forças de segurança".

Durante a operação, em que também participaram agentes da Polícia de Fronteira e do Serviço de Segurança Interna (Shin Bet), "indivíduos armados dispararam contra as forças, que responderam a tiro", refere o comunicado do Exército, que também detalhou que "vários suspeitos lançaram pedras e explosivos".

De acordo com um porta-voz militar, o suspeito que procuravam foi detido e nenhum agente israelita ficou ferido.

Este episódio ocorre no contexto de um aumento da violência na área, que provocou mais de 50 mortos desde o início do ano, a maioria palestiniano na Cisjordânia ocupada.

Muitas dessas mortes ocorreram durante incursões militares israelitas no território da Cisjordânia, que frequentemente desencadeiam confrontos armados com milicianos locais.

A incursão de hoje segue-se a um ataque ocorrido na sexta-feira com um veículo conduzido por um palestiniano em Jerusalém Oriental, que atropelou mortalmente três israelitas, entre os quais dois irmãos de seis e oito anos.

Somam-se a esses episódios um ataque registado no sábado de colonos israelitas contra palestinianos num vilarejo da Cisjordânia, no qual morreu um palestiniano de 27 anos, e o lançamento de um foguete por milícias da Faixa de Gaza para território israelita.

Leia Também: Adolescente palestiniano morto em operação israelita na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório