Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

China. Nenhuma nova variante de Covid detetada durante surto recente

Um estudo hoje divulgado pela revista científica The Lancet confirma que nenhuma nova variante do coronavírus que causa a covid-19 foi detetada na China durante o surto de finais de 2022.

China. Nenhuma nova variante de Covid detetada durante surto recente
Notícias ao Minuto

14:19 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo o estudo, que corrobora conclusões da Organização Mundial da Saúde (OMS), as subvariantes BA.5.2 e BF.7 da variante Ómicron do SARS-CoV-2 dominavam na capital chinesa, Pequim, entre 14 de novembro e 20 de dezembro de 2022, contribuindo juntas para mais de 90% das infeções locais.

Em 04 de janeiro, a OMS tinha indicado que as mesmas subvariantes, em circulação noutros países, contribuíram igualmente, juntas, para mais de 90% das infeções adquiridas na China e cujos dados genéticos foram recolhidos partir de 01 de dezembro.

A China, onde foi detetado o SARS-CoV-2 em finais de 2019, acabou em 07 de dezembro com as políticas de controlo da covid-19 que incluíam confinamentos, testes em massa e quarentenas.

Em consequência do alívio das medidas, acrescido da falta de eficácia das vacinas chinesas e de um número baixo da população vacinada, as infeções e mortes aumentaram na China de forma galopante em finais de 2022, levando vários países, incluindo Portugal, a impor restrições aos viajantes provenientes da China, como testes e uso de máscara.

De acordo com o estudo hoje publicado na revista britânica The Lancet, as subvariantes BA.5.2 e BF.7 já circulavam, contudo, de forma significativa em Pequim mesmo antes do fim da política chinesa "zero covid".

O estudo, feito por cientistas de várias instituições chinesas, teve por base a análise de 413 sequências genéticas do SARS-CoV-2 de pessoas infetadas.

Do total de sequências genómicas analisadas, 350 reportavam-se a infeções transmitidas localmente na China e 63 a casos importados de igual número de países.

Embora limitado a Pequim, o estudo concluiu que a população das subvariantes BA.5.2 e BF.7 aumentou depois de 14 de novembro, sendo que, após esta data, a BA.5.2 e a BF.7 representavam, respetivamente, 16,3% e 75,7% das infeções locais.

Enquanto a BF.7 aumentou gradualmente a partir de 14 de novembro, a BA.5.2 aumentou acentuadamente a partir de 30 de novembro, assinala o artigo da The Lancet.

A 29 de dezembro, quando se opunha à despistagem obrigatória da covid-19 na União Europeia (UE) para os viajantes oriundos da China, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças realçou que os países da UE apresentavam "níveis de imunização e vacinação relativamente elevados" e que as variantes do SARS-CoV-2 predominantes na China já circulavam na UE.

A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus que foi detetado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

Desde 11 de março de 2020 que a covid-19 é uma pandemia e desde 30 de janeiro de 2020 uma emergência de saúde pública internacional.

Leia Também: Covid-19. Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório