Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia sem munições e unidades para ofensivas de sucesso, diz Reino Unido

O ministério da Defesa do Reino Unido disse, esta terça-feira, que a Rússia não deverá conseguir as "forças necessárias para afetar substancialmente o resultado da guerra nas próximas semanas".

Rússia sem munições e unidades para ofensivas de sucesso, diz Reino Unido
Notícias ao Minuto

11:44 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

De acordo com a atualização diária do ministério da Defesa do Reino Unido, as tropas leais ao Kremlin só conseguiram ganhar “várias centenas de metros de território por semana” nos últimos tempos, após "muito provavelmente" terem recomeçado ofensivas na Ucrânia desde janeiro.

“Isso é quase certo porque a Rússia agora carece de munições e unidades de manobra necessárias para ofensivas bem-sucedidas”, disse o ministério, no Twitter.

Os líderes russos provavelmente vão continuar a exigir avanços radicais, enquanto os comandantes russos de alto escalão provavelmente farão planos “que exigem a unidades inexperientes e com pouca tripulação que atinjam objetivos irrealistas devido à pressão política e profissional”, dizem os britânicos.

“Ainda é improvável que a Rússia consiga reunir as forças necessárias para afetar substancialmente o resultado da guerra nas próximas semanas”, disse o ministério.

A 6 de fevereiro, a Ucrânia afirmou que a Rússia estava preparada para mobilizar entre 300 mil e 500 mil soldados para sustentar uma grande ofensiva no Donbass e "possivelmente" no sudeste de Zaporíjia, na primavera e no verão.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro do ano passado, espoletando um conflito armado que já causou mais de 7 mil mortes de civis, segundo números da ONU, que dá conta também de cerca de 17,6 milhões de pessoas que precisam de assistência humanitária.

Leia Também: Habitação é o principal problema dos refugiados ucranianos em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório