Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Cooperação económica? Chefes da diplomacia da CPLP reúnem em março

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverão reunir-se em Conselho de Ministros extraordinário, em 28 e 29 de março em Luanda, para aprovar a integração da cooperação económica nos estatutos da organização.

Cooperação económica? Chefes da diplomacia da CPLP reúnem em março
Notícias ao Minuto

15:14 - 27/01/23 por Lusa

Mundo CPLP

De acordo com fonte oficial daquela comunidade, "o objetivo principal da reunião extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores é a aprovação da proposta de revisão dos estatutos da CPLP", para que estes passem "a acomodar a cooperação económica" como o quarto pilar de atuação da organização, uma proposta da presidência angolana.

Esta foi uma das prioridades e propostas definidas pelo Presidente angolano, João Lourenço, agora também presidente em exercício da CPLP, para o biénio da presidência angolana.

As datas de março para a realização do CM extraordinário foram propostas pela presidência angolana na última reunião do Comité de Concertação Permanente da CPLP, a habitual reunião mensal dos embaixadores que representam os nove Estados-membros em Lisboa, segundo fonte oficial, que admitiu que outros temas possam ir a esta reunião, mas sem especificar.

Na última cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu a 17 de julho de 2021 em Luanda, na qual Angola assumiu a presidência da organização, João Lourenço definiu como objetivo da presidência angolana a criação de um quarto pilar para a comunidade, o da cooperação económica e empresarial.

A CPLP tem neste momento três pilares de atuação, ou objetivos, os que sempre teve desde a sua criação, em 1996, e definidos nos seus estatutos atuais: "a concertação político-diplomática entre os seus membros em matéria de relações internacionais", "a cooperação em todos os domínios" e "a materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa".

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Leia Também: Invasões em Brasília são "afronta à democracia brasileira", diz CPLP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório