Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia chinesa deteve suspeito de corrupção que passou 26 anos em fuga

A polícia chinesa deteve um ex-funcionário de uma empresa estatal de tabaco suspeito de corrupção, que estava foragido há 26 anos, informou hoje a Comissão Nacional de Supervisão, o principal braço anticorrupção do Estado chinês.

Polícia chinesa deteve suspeito de corrupção que passou 26 anos em fuga
Notícias ao Minuto

06:48 - 18/01/23 por Lusa

Mundo China

O suspeito, Wang Hanming, era gestor de vendas de uma empresa de tabaco na província de Yunnan, no sul da China, uma das principais produtoras de tabaco em folha do país.

Em 1996, "fugiu para escapar da punição", diz uma nota publicada na conta oficial do órgão anticorrupçãoda rede social Wechat, que não forneceu mais informações sobre a natureza dos crimes alegadamente cometidos pelo ex-funcionário.

Três anos depois, a China pediu à polícia internacional Interpol que emitisse um "aviso vermelho" contra Wang.

As forças de segurança encontraram recentemente "pistas importantes" de que o fugitivo estava na China, a viver sob um pseudónimo. Ele foi detido na cidade de Chengdu, sudoeste do país, disse a Comissão.

Citado pela imprensa local, o Escritório Provincial de Repatriação de Fugitivos de Yunnan disse que mantém "uma atitude de tolerância zero contra a corrupção" e que "vai trabalhar para perseguir todos os suspeitos em fuga".

Leia Também: Chefe da diplomacia dos EUA visita a China no início de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório