Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guarda Nacional colocada no metro da Cidade do México após acidentes

O presidente da câmara da Cidade do México anunciou hoje que cerca de 6 mil oficiais da Guarda Nacional vão ser colocados no sistema de metro da cidade após vários acidentes que alegadamente podem estar relacionados com sabotagem.

Guarda Nacional colocada no metro da Cidade do México após acidentes
Notícias ao Minuto

23:49 - 12/01/23 por Lusa

Mundo México

A autarca Claudia Sheinbaum disse que os problemas mecânicos no metro registados nos últimos meses podem ter ocorrido devido a causas "não normais", sugerindo, apesar de não ter afirmado, que podiam estar relacionados com alguma forma de sabotagem.

"Nos últimos meses, ocorreram incidentes que classificamos como atípicos", disse Sheinbaum.

A presidente da câmara acrescentou que os guardas vão ser colocados nas estações de metro e em outras instalações do sistema "por alguns meses".

Claudia Sheinbaum não explicou como os oficiais da Guarda Nacional, na sua maioria oriundos do exército e designados para a aplicação da lei, vão poder ajudar a controlar uma situação que parece ser causada por falhas de manutenção, projeto ou operação.

O centro de direitos humanos Miguel Agustín Pro Juárez considerou que este anúncio "é preocupante, porque é óbvio que esta agência reproduz os problemas dos militares com falta de transparência e uso excessivo da força".

Os acidentes no metro na Cidade do México têm sido um embaraço recorrente para a presidente da Câmara, que é apontado como uma das candidatas a substituir o atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, nas eleições de 2024, atribuindo frequentemente uma conspiração conservadora contra ele os contratempos que vão surgindo na cidade.

Já López Obrador afirmou que os oficiais da Guarda Nacional seriam colocados no sistema do metro para prevenir acidentes "provocados" ou intencionais.

"O que queremos é que não haja psicose, que as pessoas não tenham que se preocupar com algum acidente no metro e que possa ter sido provocado", disse o presidente.

O último acidente ocorreu no sábado, quando dois comboios colidiram entre as estações e uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas.

Leia Também: Félix da Costa estreia-se na Porsche na primeira corrida da Fórmula E

Recomendados para si

;
Campo obrigatório