Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Migrantes? Turquia resgata 152 náufragos e acusa Grécia de os expulsar

A guarda costeira turca informou hoje ter resgatado um total de 152 migrantes que se encontravam à deriva em diferentes pontos da sua costa e acusou a Grécia de os ter expulsado previamente das suas águas territoriais.

Migrantes? Turquia resgata 152 náufragos e acusa Grécia de os expulsar
Notícias ao Minuto

09:26 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Migrações

As autoridades da Turquia dizem ter intercetado 88 pessoas em quatros barcos de borracha na costa da província de Mugla, perto da ilha grega de Kos.

Outros dois grupos, com 29 e 35 migrantes, foram localizados nas águas da região de Izmir, ao largo da ilha grega de Lesbos.

Segundo as autoridades turcas, todos os migrantes foram expulsos pela guarda costeira grega das suas águas territoriais.

O governo turco e várias Organizações Não Governamentais de direitos humanos há muito que acusam a Grécia de realizar essas expulsões regularmente, colocando em risco a vida de migrantes que tentam chegar ao território grego a partir do solo turco e, portanto, da União Europeia.

A Turquia é um ponto-chave nas rotas usadas por migrantes e refugiados para chegar à Europa fugindo da guerra ou da miséria em países de África ou Ásia.

Segundo dados oficiais da presidência turca, no ano passado 280.000 migrantes irregulares foram impedidos de entrar na Turquia e outros 236.000 foram intercetados quando já se encontravam em solo turco e 124.000 foi deportado para os seus países de origem.

Leia Também: México considera aceitar mais migrantes expulsos pelos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório